domingo, 27 de maio de 2018

Resenha (Questões sobre)

Responda a estas questões individualmente, de acordo com o texto Resenha: o que é e como se faz. 

a) O que é uma resenha? 

A resenha, que pode ser resumo ou crítica, é uma "apreciação breve de um livro ou de um escrito. além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

A resenha-resumo é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor. Já a resenha-crítica, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Tratase, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.


b) Quais são os elementos da resenha destacados pelo autor?

O autor destaca três elementos, sendo eles:
1) o fato de que tratam todas as resenhas de uma apreciação, ou seja, a resenha por finalidade faz análise e emite um julgamento;
2) É o adjetivo breve. A resenha é um texto rápido, pequeno. Você deve fazer a análise e emitir o julgamento em um tempo consideravelmente restrito;
3) A expressão “de um livro ou de um escrito.” Este é um ponto controverso, porque o uso normal das resenhas ultrapassa muito o texto escrito.


c) De acordo com Ronaldo Martins o que realmente se espera que seja comentado/opinado pelo resenhista?

A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente. Para Martins, quando um professor pede a você que faça uma resenha de um texto X sobre um tema Y, ele não quer que você faça uma análise e emita uma opinião sobre o tema Y; o que se pede é que você examine e julgue o texto X. Perceba a diferença: o professor não está querendo saber a sua opinião sobre o tema Y, mas sobre o texto X. Você não deve jamais se esquecer do texto que serve de ponto de partida para a resenha: esse texto é a própria razão de ser da sua resenha.


d) Comente as exigências da resenha apontadas por Ronaldo Martins.

• Toda resenha deve conter uma síntese, um resumo do texto resenhado, com a apresentação das principais ideias do autor;
• Toda resenha deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista;
• Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida no item acima. A segunda categoria é a chamada, exigências de forma, onde se tem;
• A resenha deve ser pequena, ocupando geralmente até três laudas de papel A4 com espaçamento duplo;
• A resenha é um texto corrido, isto é, não devem ser feitas separações físicas entre as partes da resenha (com a subdivisão do texto em resumo, análise e julgamento, por exemplo);
• A resenha deve sempre indicar a obra que está sendo resenhada.


e) Quais são os tipos de resenha? O que é “juízo de valor” e “juízo de verdade”?

Uma resenha pode ser:

Descritiva – É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as ideias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade;

Crítica ou opinativa – Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.

Sobre juízo de valor e de verdade, temos que o juízo de verdade é a verificação de sentido do que o autor está afirmando, enquanto que o de valor é a conceituação de um bom texto.


f) Faça um resumo das dicas, apresentadas por Ronaldo Martins, de como se faz uma resenha.

Das dicas apresentas pelo autor, primeiro: é necessário ler o texto que serve de ponto de partida para a resenha. É o primeiro passo e o fundamental. Segundo: fazer um resumo do texto selecionando as ideias principais do autor do texto e monte um outro texto, seu. Terceiro: Eleger uma entre as principais ideias do texto. Todo texto contém várias ideias, que estão postas em uma hierarquia. Quarto: Analisar a ideia escolhida. Procure traçar quais são os seus pressupostos, o que o autor pressupõe para formular essa ideia. Quinto: Emitir um julgamento de verdade a respeito dessa ideia. Sexto: Fazer tudo isso antes de começar a redigir o texto. Use um rascunho, se necessário. Apenas depois de resolvidos os passos de 1 a 5 é que você estará pronto para escrever o texto, e decidir sobre a sua organização.


g) Problematizar a diferença entre Resenha e Resumo. Você deve elaborar um texto apontando as diferenças entre os dois gêneros textuais, com suas próprias palavras.

Resenha e Resumo carregam diferenças que devem ser avaliadas para identificação de tais gêneros. O resumo é a sintetização das principais ideias contidas no texto, ele está contido na resenha, ou seja, o resumo não é uma resenha, ele faz parte dela. A resenha é composta por três parte, uma delas é o resumo, as outras duas são, a análise do texto e a parte do julgamento do texto. Logo é perceptível a diferença entre resenha e resumo. De uma forma mais simples podemos dizer que o resumo visa sintetizar um texto-fonte, ressaltando os trechos mais relevantes, sem adicionar comentários e/ou opiniões pessoais. Já a resenha tem como característica principal ser um texto optativo. Ou seja, tem a presença de uma avaliação crítica do fragmento analisado.

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