Componente Curricular: Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Educação (OTATE)
Docente: Wilza Karla Leão de Macedo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Conhecer e compreender a estrutura e linguagem do texto acadêmico científico e suas especificidades para a elaboração de diversos gêneros acadêmicos.
Objetivos Gerais:
Conhecer e compreender a estrutura e linguagem do texto acadêmico científico e suas especificidades para a elaboração de diversos gêneros acadêmicos
Objetivos Específicos:
Conhecer as especificidades da escrita acadêmica;
Desenvolver práticas de leitura e produção de fichamentos de textos acadêmicos voltados à área de educação;
Identificar e diferenciar diferentes tipos de textos acadêmicos, bem como os elementos que compõem suas diferentes estruturas: resumo, resenha, artigo;
Praticar a escrita de Resumo e Resenha;
Analisar Artigos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento;
Conhecer e empregar a normalização de citações nos textos acadêmicos, bem como compreender a articulação das vozes discursivas e a problemática do plágio a ela associada
Bibliografia Básica:
ALVARENGA, G. M.; ARAUJO, Z. R. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Disponível em (Acesso em 28 mar 2017.): http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1281/1281.pdf.
Docente: Wilza Karla Leão de Macedo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Conhecer e compreender a estrutura e linguagem do texto acadêmico científico e suas especificidades para a elaboração de diversos gêneros acadêmicos.
Objetivos Gerais:
Conhecer e compreender a estrutura e linguagem do texto acadêmico científico e suas especificidades para a elaboração de diversos gêneros acadêmicos
Objetivos Específicos:
Conhecer as especificidades da escrita acadêmica;
Desenvolver práticas de leitura e produção de fichamentos de textos acadêmicos voltados à área de educação;
Identificar e diferenciar diferentes tipos de textos acadêmicos, bem como os elementos que compõem suas diferentes estruturas: resumo, resenha, artigo;
Praticar a escrita de Resumo e Resenha;
Analisar Artigos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento;
Conhecer e empregar a normalização de citações nos textos acadêmicos, bem como compreender a articulação das vozes discursivas e a problemática do plágio a ela associada
Bibliografia Básica:
ALVARENGA, G. M.; ARAUJO, Z. R. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Disponível em (Acesso em 28 mar 2017.): http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1281/1281.pdf.
MACHADO, A. R. (coordenação); LOUSADA, E.; ABREU-TARDELLI, L. S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
XAVIER, A. C. dos S. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. 1. ed. Recife: Rêspel, 2010. v. 1. 177p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário