domingo, 27 de maio de 2018

Plágio na Produção Acadêmica


Resumo feito a partir do texto em:
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). Comissão de Avaliação de Casos de Autoria. Nem Tudo Que Parece É: Entenda o Que é Plágio. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social [entre 2008 e 2010].


A cartilha sobre plágio é uma iniciativa da Comissão de Avaliação de Casos de Autoria da Universidade Federal Fluminense como ação educativa para que os alunos compreendam como se configura o plagio e para que não cometam tal infração.

De acordo com a cartilha, que se destina apenas ao plágio acadêmico, este se configura quando um aluno retira, seja por meios físicos ou digitais, ideias, conceitos ou trechos de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito ou fazer a devida citação.

A partir disso são destacadas as legislações que abordam esse tipo de infração, destacando o plágio como crime previsto em lei e sinalizando que o plagio não acontece apenas quando uma obra é copiada na integra, palavra por palavra. Existem três tipos de plágio que são destacados pela Comissão.

O plagio integral acontece como citado acima, é a cópia na integra de um texto ou obra; o plagio parcial que ocorre quando o trabalho fica como uma colcha de retalhos formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras; e o plágio conceitual vem a ser a utilização da ideia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original.

Para que a cópia esteja dentro das normas legais é necessário que a citação seja feita de modo correto, obedecendo primeiro o tipo de licença atribuída a obra. A cartilha é finalizada considerando a proteção legal para propriedade intelectual para todos os tipos de obra para além das produções acadêmicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário