Questão 1 – texto base: A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria X plágio
“[...] Produzir um texto autoral na universidade, na perspectiva bakhtiniana é, por assim dizer, retomar conhecimentos já produzidos, alinhando-os a propósitos e objetivos definidos, a fim de produzir interpretações e conhecimentos autênticos.” (ALVES e MOURA, 2016, p. 80)
Busque expor seu entendimento do texto base lido, se atendo a ideias que defendem o que está expresso na citação acima.
A universidade possui, dentre outros, o grande papel de produção de conhecimento, essa responsabilidade se estende a toda comunidade acadêmica. A produção de conhecimento faz parte das atividades acadêmicas e o estudante, por sua vez, além de compreender a importância da universidade neste aspecto, precisa exercitar novos letramentos que merecem autenticidade para sua efetivação.
Partindo dessa responsabilidade e da perspectiva bakhtiniana estudada durante esse quadrimestre, considerando que existe uma relação entre a utilização da língua e as atividades humanas, além da consideração do “outro” no processo de produção (evidenciando o locutor e o interlocução como sujeitos ativos) a prática do plágio inviabiliza a relação autêntica com o outro e invalida a produção de conhecimento.
O universitário no processo de autoria deve conhecer o gênero textual que se destina a escrever, compreender sua estrutura, de que forma deve desenvolver seu trabalho, e usar devidamente outras referências.
Questão 2 – texto base: Leitura e produção textual acadêmica I – Artigo acadêmico (p. 98 a 109)
Partindo dessa responsabilidade e da perspectiva bakhtiniana estudada durante esse quadrimestre, considerando que existe uma relação entre a utilização da língua e as atividades humanas, além da consideração do “outro” no processo de produção (evidenciando o locutor e o interlocução como sujeitos ativos) a prática do plágio inviabiliza a relação autêntica com o outro e invalida a produção de conhecimento.
O universitário no processo de autoria deve conhecer o gênero textual que se destina a escrever, compreender sua estrutura, de que forma deve desenvolver seu trabalho, e usar devidamente outras referências.
Questão 2 – texto base: Leitura e produção textual acadêmica I – Artigo acadêmico (p. 98 a 109)
O texto base apresenta algumas seções com conteúdos e aspectos importantes para produção do artigo acadêmico. Atentando-se ao limite de linhas, construa um resumo contendo as ideias principais de todo o texto. Cuide da coesão e coerência textual.
O texto base sobre leitura e produção textual acadêmica, no momento em que aborda Artigo Acadêmico, apresenta primeiramente o artigo como gênero evidenciando a sua finalidade de socialização do conhecimento, formas de publicação e para que serve a publicação do artigo.
O artigo também é instrumento de iniciação científica, valida a pesquisa e as experiências cientificas e deve ser construído a partir das normas da ABNT. Os artigos podem ser de revisão ou original e na sua composição pode ser divido em três partes, a pré-textual, a textual e a pós-textual.
A parte textual é dividida em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. O desenvolvimento é divido em três grandes eixos: a) fundamentação teórica; b) metodologia de abordagem; c) análise dos resultados da pesquisa.
Por fim, torna-se necessário considerar a focalização do tema e a abordagem para desenvolvimento do tema.
Questão 3 – texto base: Gêneros do discurso: uma apropriação/proposta dos Parâmetros de Língua Portuguesa para o ensino de língua(gem)
Após leitura do texto base, como você percebe a construção do texto no formato de artigo, considerando os objetivos, o diálogo teórico e a aplicabilidade da pesquisa proposta?
A partir do texto base para essa questão, é possível perceber que a estrutura do texto ajuda a reconhecer o seu gênero. A forma como são dispostos o título, nome do autor a presença do resumo, introdução, desenvolvimento, considerações finais, etc. contribuem para a identificação do gênero textual.
Depois disso, é possível buscar as ideias principais e o que deve ser abordado em cada eixo. Assim torna-se evidente a contribuição do artigo acadêmico em comunicar resultados de pesquisas, experiencias e ideias, a sua importância do processo de produção do conhecimento acadêmico, e seu potencial em sociabilizar essa produção.
Na prática o artigo é estruturado de forma padronização para facilitar o processo de leitura e compreensão das ideias que são transmitidas. Esse padrão, regulado pelas normas da ABNT auxiliam estudiosos e acadêmicos que sempre o utilizam como fonte de estudo e como meio de disseminar o conhecimento a partir de trabalho realizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário