quinta-feira, 10 de maio de 2018

Comunidade Mangue Seco - PARTE 1/3


APRESENTAÇÃO DA AREA VISITADA E O CONTEXTO DA PESQUISA

Vista aérea da comunidade do Mangue Seco em Coaraci-BA. (Google Maps 2018)


O Terceiro Setor apresenta seus reflexos na sociedade mundial e brasileira a medida em que se torna um indicador expressivo para a análise do funcionamento da sociedade, suas fragilidades e mecanismos.

Nessa perspectiva, os movimentos comunitários e sociais realizam papel histórico maior do que simplesmente revelar as tensões e contradições sociais de cada momento histórico. Eles são acima de tudo uma bússola para a ação social, impulsionando o campo dessas ações para formas superiores de organização e buscando a institucionalização jurídico-legal das conquistas.

No caso específico da comunidade do Mangue Seco, localizada no bairro Jardim Cajueiro em Coaraci-BA, não existe a presença de organização da sociedade civil para o levantamento das demandas sociais e resolução de conflitos.

Croqui Equipe 01
As principais atividades econômicas do bairro são mercearias, bares, vendedores ambulantes, entre outros. São presentes também agricultores familiares e tropeiros.

O Bairro Jardim Cajueiro, nas imediações do Mangue Seco possui duas escolas de educação básica: educação infantil e fundamental, mantidas pela prefeitura de Coaraci, 04 igrejas evangélicas, 01 igreja católica, 01 centro religião de matriz africana desativado, 02 campos de futebol (um campo está desativado), não existem praças.


A equipe 01 ficou responsável por coletar informações através de questionário no primeiro quarteirão do "Mangue Seco". O quarteirão conforme o croqui ao lado possui 09 casas e no dia da pesquisa apenas uma estava aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário