BALTAR, Marcos Antônio Rocha; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; ZANDOMENEGO, Diva. Leitura e produção textual acadêmica / Cap. 01 [pag. 15 a 19] — Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.
PARTE I
Conceituação de palavras [cap. 01, pag. 15 a 19]:
Sociedades grafocêntricas: Sociedades em que o texto escrito faz parte de sua estrutura e cotidiano. A língua escrita está no centro de sua organização social a atividades diárias.
Analfabetismo absoluto: Diz respeito a ausência de domínio total da leitura e da escrita. Um analfabeto absoluto não consegue assinar o próprio nome nem ler qualquer informação escrita.
Universalização do ensino básico: tornar comum a todos o acesso a educação básica, que vai desde a educação infantil até o ensino médio.
Analfabetismo funcional: domínio parcial da leitura e da escrita. O indivíduo consegue ler e escrever frases curtas, mas não compreende seu significado.
Alfabetização: processo de compreensão e domínio do sistema alfabético e numérico.
Letramento: entendimento e domínio dos códigos da língua escrita aplicados à vida social.
Letramento ideológico: compreensão acerca das estruturas sociais, suas relações históricas e de poder. Onde o indivíduo entende seu papel e posição da sociedade.
Outras Fontes:
Outras Fontes:
SILVEIRA, Gisele dos Anjos. O Problema do Alfabeto / Alfabetismo – Pelotas: Universidade Católica de Pelotas. Disponível em https://sites.google.com/site/oproblemadoanalfabeto/4-tipos-de-analfabetismo Acesso em 04 mai. 2018
PARTE II
Resumo [cap. 02, pag. 21 a 23]:
Baltar (el al, 2011) apresenta o ensino universitário como uma continuidade ao processo de letramento que se inicia na educação básica. A tríade universitária Ensino-Pesquisa-Extensão dão o suporte necessário para a continuidade do processo de letramento tanto para estudantes, quanto para professores e funcionários nos níveis de graduação ou pós-graduação.
Nesse contexto, existem novas práticas, eventos e atividades próprios do ambiente universitário com os quais o estudante precisa lidar. O letramento no ensino superior, portanto, traz peculiaridades à vida acadêmica e social que precisam ser dominadas pelos que nela ingressam. Outro aspecto abordado sobre essa fase de letramento são as frustrações sobre aquilo que o estudante esperar vivenciar na universidade.
Uma reflexão é feita ao final do texto sobre a necessidade de o estudante participar criticamente do processo de letramento no ambiente universitário. Os autores defendem que não adianta ao estudante “tornar-se apto a participar de eventos de letramento sem compreenderem como e por que o fazem”. A participação critica nesse processo é fator primordial para a transformação social.
PARTE III
Resposta às questões [cap. 03, pag. 25 a 28]:
1. O que você entendeu sobre o motivo de este conceito LETRAMENTOS estar no plural?
O letramento pode se dar a partir de diversos contextos, que segundo o texto, variam não só com o tempo e o espaço, mas com as relações de poder. As diversas formas de letramento que acontecem a partir dos diversos contextos, se dá o nome de letramentos.
2. Quais os fatores que levaram os letramentos serem múltiplos? Resuma a ideia.
2. Quais os fatores que levaram os letramentos serem múltiplos? Resuma a ideia.
O primeiro fator se refere ao contexto social em suas varias camadas e esperas; o segundo se refere aos símbolos aplicados às diferentes mídias sob diversas modalidades; e o terceiro se refere às relações culturais e ideológicas.
3. Como o fenômeno do letramento se situa?
3. Como o fenômeno do letramento se situa?
O fenômeno do letramento se situa nas diversas esferas sociais (família, escola, universidade, trabalho) condicionado por fatores socioeconômicos, históricos, culturais, políticos e educacionais.
4. Qual a relação entre letramento e multimodalidade?
4. Qual a relação entre letramento e multimodalidade?
A multimodalidade está relacionada à forma como os símbolos (alfabéticos ou numéricos) se apresentam a partir de diversos tipos de mídia. O letramento se refere ao entendimento desses aspectos e aplicação disso à vida social.
5. Explica o que está escrito nos segundo e terceiro parágrafos da página 27.
5. Explica o que está escrito nos segundo e terceiro parágrafos da página 27.
Mesmo com a realidade do analfabetismo funcional, há de considerar que os ingressantes do ensino superior já trazem consigo uma bagagem sobre as diversas formas de letramento vivenciadas e dominadas e que não dificultam a continuidade do processo de letramento na universidade, mas também não o garantem. Muito pode ser aproveitado, porém muito deve ser desconstruído.
6. Conforme os autores do texto, o que é letramento autônomo?
6. Conforme os autores do texto, o que é letramento autônomo?
É o modelo de letramento que não geral nem impulsiona a formação critica do cidadão, não aplica as práticas educativas à vida social, se dá de forma mecânica sem a devida reflexão sobre as questões culturais, históricas e sociais e desconsidera as competências cognitivas coletivas.
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