PARTE I
(leitura de material indicado)
PARTE II
Questões sobre Resumo
1. APRESENTEM DOIS CONCEITOS SOBRE O QUE É RESUMO.
O resumo é um gênero textual/discursivo cuja finalidade é o registro das informações básicas sobre um texto, quer objetivando difundir tais informações, quer visando auxiliar o aluno em seus estudos teóricos, quer buscando informar ao leitor previamente o conteúdo de um trabalho acadêmico.
O resumo é uma forma de reunir e apresentar, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. Em outras palavras, é a condensação de um texto, pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância. (FLÔRES; OLÍMPIO; CANCELIER, 1994, p. 138)
O resumo é um gênero textual/discursivo cuja finalidade é o registro das informações básicas sobre um texto, quer objetivando difundir tais informações, quer visando auxiliar o aluno em seus estudos teóricos, quer buscando informar ao leitor previamente o conteúdo de um trabalho acadêmico.
O resumo é uma forma de reunir e apresentar, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. Em outras palavras, é a condensação de um texto, pondo-se em destaque os elementos de maior interesse e importância. (FLÔRES; OLÍMPIO; CANCELIER, 1994, p. 138)
2. O QUE IMPLICA RESUMIR?
Resumir implica veicular informações do texto-fonte suficientes e relevantes para o registro dos eixos desse mesmo texto. Assim, o nível informacional de um resumo exige a seleção cuidadosa dos conteúdos a partir do critério da relevância (GRICE, 1975) desses conteúdos para dar conta da intencionalidade do autor. (BEAUGRANDE; DRESSLER, 1983).
3. EXPLIQUEM SOBRE OS TRÊS TIPOS DE RESUMO APRESENTADOS NO TEXTO.
O texto indica três tipos de resumo sendo eles:
Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta do original.
Resumo informativo: Informa ao leitor, finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal modo que possa, inclusive, dispensar a consulta do original.
Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.
4. O QUE É RESUMO INDICATIVO:
a) para trabalho acadêmico;
É a aposição de um resumo que indique objetivos, métodos, resultados e conclusões de tais estudos, observando, segundo a NBR 6028 (ABNT, 2003b, p. 2) anteriormente aludida. Como podemos inferir, resumos dessa natureza têm caráter indicativo, por isso não dispensam a leitura dos textos-fonte porque tais resumos apenas indicam o conteúdo desses textos.
b) para instrumento de estudo.
Há ocasiões que demandam resumos com um nível informacional que assegure ao produtor do resumo (e a seus leitores) a possibilidade de não ter de voltar ao textofonte e retomar os eixos de sentido sobre os quais está estruturado. Existem ocasiões em que o aluno deve resumir o conteúdo do material lido para dar conta do estudo desse material e ocasiões em que o aluno procede ao fichamento de uma obra ou de parte dessa obra, para dar conta dos eixos de sentido do conteúdo lido, porque não poderá dispor dessa mesma obra no futuro.
b) para instrumento de estudo.
Há ocasiões que demandam resumos com um nível informacional que assegure ao produtor do resumo (e a seus leitores) a possibilidade de não ter de voltar ao textofonte e retomar os eixos de sentido sobre os quais está estruturado. Existem ocasiões em que o aluno deve resumir o conteúdo do material lido para dar conta do estudo desse material e ocasiões em que o aluno procede ao fichamento de uma obra ou de parte dessa obra, para dar conta dos eixos de sentido do conteúdo lido, porque não poderá dispor dessa mesma obra no futuro.
5. QUAIS AS CONSIDERAÇÕES DA ABNT EM RELAÇÃO AOS RESUMOS INDICATIVOS?
As prescrições da NBR 6028 (ABNT, 2003b) determinam que os resumos sejam compostos de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos, ou seja, trata-se do que chamamos “texto corrido” e não texto esquemático. No caso dos resumos para trabalhos acadêmicos, deverão ser redigidos em um só parágrafo.
6. QUAL A RELAÇÃO ENTRE O ATO DE RESUMIR E O ATO DE LER?
O ato de resumir textos tem como primeiro comportamento implicado o ato de ler de modo proficiente textos em diferentes gêneros textuais/discursivos. A leitura instaura um “diálogo” com o autor, com a esfera em que o texto circula, com os outros textos que já foram produzidos historicamente, de modo que autor e leitor compartilhem conhecimentos e atualizem sentidos de forma responsiva.
7. RESUMAM AS IDEIAS CONTIDAS NO QUADRO SOBRE “TEXTO CIENTÍFICO” E “TEXTO LITERÁRIO”.
Os textos científicos são os textos necessariamente técnicos, onde possuem temas científicos e termos técnicos, são fundamentados na racionalidade, objetividade e lógica e sua linguagem é denotativa, simples e clara. Os textos literários são mais extensos e podem conter trechos de textos técnicos. A serviço da arte literária podem utilizar de termos técnicos e temas científicos, suscitam emoção e são marcados pela subjetividade, neles prevalecem a emotividade e a sua linguagem está a serviço dos sentidos ficcionais e poéticos.
8. O QUE DIZEM MARCONI E LAKATOS (2007) SOBRE O RESUMO DE TEXTOS CIENTÍFICOS.
As autoras chamam atenção para o papel da leitura no ato de produzir tais textos. Deve-se obedece a um plano lógico através do qual desenvolve as ideias em uma ordem hierárquica, sendo aconselhável, em uma primeira leitura, fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento. A seguir, volta-se a ler o trabalho para identifica-se a ideia central e o propósito que norteiam o autor. Importa, por ocasião da leitura, atentar, ainda, para a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto.
9. SEGUNDO FLÔRES, OLÍMPIO E CANCELIER (1994), QUAIS CARACTERÍSTICAS DE UM RESUMO BEM ELABORADO?
Um resumo bem elaborado deve ter as seguintes características:
• Apresentar, de forma sucinta, objetiva, o assunto da obra, texto, artigo etc.;
• Ser seletivo e não mera repetição sintetizada de todas as ideias do autor;
• Evitar transcrições de frases do original e utilizar as próprias palavras de quem fez o resumo; quando cita as do autor, deve apresentá-las entre aspas;
• Respeitar a ordem das ideias e fatos apresentados;
• Empregar linguagem clara, objetiva e econômica. Deve-se optar
• Sempre por palavras e expressões curtas;
• Dar preferência à forma impessoal;
• Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas, diretas e interligadas;
• Ser precedido de referência bibliográfica. Antes de iniciar o resumo, deve-se identificar o objeto de estudo por meio da citação bibliográfica (caso o resumo seja independente do texto a ser resumido); Exceto resumos indicativos.
• Corresponder, em geral, a 1/3 do original. Exceto resumos indicativos.
10. EXPLIQUEM:
1. Citação direta (dentro do texto e com recuo).
Trata-se, igualmente, de uma citação direta, cópia exata do texto lido. Só recuamos, à margem esquerda (quatro centímetros), citações diretas com mais de três linhas. Citação indireta.
2. Referência do autor (nome do autor fora e dentro da frase).
Quando o nome do autor, nas citações, é parte de frase nossa, deve ser grafado apenas com inicial maiúscula; quando não fizer parte de nossa frase, estará referido entre parênteses e é grafado todo em maiúsculas.
3. Referência da página.
A indicação da página é obrigatória somente em citação direta, isto é, quando copiamos as palavras do autor. Em citações indiretas, ou seja, quando parafraseamos o pensamento do autor, a indicação da página é opcional – normalmente não a colocamos.
4. Apud.
Essa expressão significa “citado por” e é expressão usada sempre que mencionamos o pensamento de um autor em uma fonte secundária.
5. Grifos.
Quando houver grifos, devemos indicar se são nossos ou do autor.
6. Supressões.
Como você pôde observar nos exemplos até aqui, indicamos com colchetes e reticências supressões de trechos, o que acontece quando, por exemplo, não copiamos as frases do autor desde o seu início, quando omitimos parte das frases no meio ou quando não as copiamos até o final.
7. Interpolações.
Ao fazermos uma citação direta, em nome da clareza do pensamento do autor citado, precisamos, muitas vezes, inserir palavras ou expressões de modo a que o leitor entenda efetivamente o conteúdo transcrito e as relações desse conteúdo com o nosso texto.
8. Referências (padrão, mais de um autor, autor organizador, capítulo de livro).
No resumo informativo que você irá realizar como atividade, deverá constar a referência ao texto conforme as normas da ABNT. Já o resumo indicativo prescinde de referências porque, como já informamos a você, ele compõe o documento que resume, deixando inequívoca, pois, a referência a que faz alusão.
Observações:
Padrão - A referência à obra em sua integralidade.
Mais de um autor - Se houver mais de um autor, dá-se a separação dos nomes por ponto- e-vírgula.
Autor organizador - Quando um dos autores é organizador de escritos de um grupo de autores, precisamos indicar essa condição.
Capítulo de livro - Quando a referência é um capítulo específico de um livro escrito por vários autores, informamos o livro que contém tal capítulo, usando a expressão “In:”, de modo a destacar a obra em si mesma e preservar a indicação do capítulo como parte dessa mesma obra.
Padrão - A referência à obra em sua integralidade.
Mais de um autor - Se houver mais de um autor, dá-se a separação dos nomes por ponto- e-vírgula.
Autor organizador - Quando um dos autores é organizador de escritos de um grupo de autores, precisamos indicar essa condição.
Capítulo de livro - Quando a referência é um capítulo específico de um livro escrito por vários autores, informamos o livro que contém tal capítulo, usando a expressão “In:”, de modo a destacar a obra em si mesma e preservar a indicação do capítulo como parte dessa mesma obra.
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