sexta-feira, 1 de março de 2019

Filme: O Menino do Pijama Listrado e Os Direitos Humanos - Resenha



O “O Menino do Pijama Listrado” é um filme de drama e guerra de 2008, uma co-produção britânico-estadunidense e dirigida por Mark Herman, a trama se passa na Alemanha Nazista e traz pro roteiro a amizade de dois meninos, um é filho de um militar cuja família se muda para uma casa ao lado de uma campo de concentração e o outro é um menino judeu que está aprisionado no campo de concentração. E o que dá título ao filme é justamente o uniforme que os judeus aprisionados utilizavam e que foi interpretado inocentemente pelo menino alemão como um pijama listrado.

A obra traz aspectos naturalizados da infância cujo elemento principal é a amizade de duas crianças, suas formas de ver o mundo e suas relações sociais, mas que tem como pano de fundo o Holocausto.

O Holocausto que acontece durante a segunda guerra mundial e que se finda em 1945 com a invasão dos Estados Unidos à Alemanha, foi um dos maiores traumas, se não, o maior trauma vivido pela humanidade e que abala as sociedade humanas numa escala global, o que faz com que a Organização das Nações Unidas pense a Declaração Universal de Direitos Humanos em 1948.

Alguns acontecimentos no mundo – e a Segunda Guerra é com certeza um deles – marcam fortemente a forma como as sociedade humanas estabelecem as leis e a vida em sociedade e como se identificam e se localizam no tempo e no espaço. Os horrores da Segunda Guerra faz com as que humanidade pense sobre Direitos humanos e como é que se pode proteger a dignidade humana.

A Declaração Universal de Direitos Humanos é assinada por todos os países que fazem parte da ONU naquele momento, o Brasil é um dos primeiros países a assinarem essa declaração e para ingressar na ONU é obrigatório que a nação concorde e assine este documento que funciona como uma Constituição da Humanidade, ela garante direitos fundamentais para a dignidade humana em nível mundial. Independente das diferenças culturais, éticas, próprias de cada sociedade, a DUDH estabelece alguns limites normativos sobre o que é correto ou não, colocando sempre a dignidade humana como elemento principal dos seus direitos fundamentais a partir das concepções do mundo ocidental.

Neste instrumento de análise, há que se avaliar as questões abordadas pelo filme sob a ótica da educação. A educação tem um papel fundamental para a concretização de uma consciência socialmente justa e para garantia e promoção dos direitos humanos. É a educação o principal caminho da sociedade para entendimento e efetivação das ações de proteção à dignidade humana. A escola, mesmo como aparelho ideológico do estado, ainda se configura um espaço de libertação onde se constrói cotidianamente uma sociedade que aprenda com os acertos e os erros do passado, enxergue e ultrapasse os obstáculos do presente para a idealização e construção de um futuro justo e melhor.




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