O que é a ANA?
É uma avaliação externa e censitária aplicada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
As provas fornecem três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.
Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) e o Indicador de Formação Docente da escola.
Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE) e o Indicador de Formação Docente da escola.
Em 2013 - Houve a incorporação da ANA ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
Em 2014 - Acontece a 2ª edição da ANA
Em 2015 - O Governo Federal suspende a ANA
Em 2016 - Acontece a 3ª edição da ANA (aplicada em novembro)
Objetivos
- Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;
- Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
- Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
- Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;
- Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.
Aplicação
A prova é aplicada anualmente (ou a cada dois anos a partir de 2016) , em um único dia com duração de 2h e 20min;
É apropriado que o professor da classe esteja presente;
Apenas as escolas informadas no censo escolar participam da aplicação da prova;
A matriz de Língua Portuguesa possui como eixos estruturantes a leitura e a escrita;
A matriz de Matemática possui como eixos estruturantes o eixo Numérico e Algébrico, Geometria, Grandezas e medidas, Tratamento de Informação.
Apenas as escolas informadas no censo escolar participam da aplicação da prova;
A matriz de Língua Portuguesa possui como eixos estruturantes a leitura e a escrita;
A matriz de Matemática possui como eixos estruturantes o eixo Numérico e Algébrico, Geometria, Grandezas e medidas, Tratamento de Informação.
Os instrumentos de aplicação são:
Questionários Contextuais - Aplicados à gestão da escola
Testes de Desempenho - Aplicados aos alunos
Resultados
Os resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) estão disponíveis no Portal do INEP e poderão ser analisados pelas equipes pedagógicas e de gestão das escolas e redes de ensino.
A partir de 2014, além do Boletim Escolar com os resultados finais, o Inep disponibilizou o Painel Educacional. A ANA também produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras.
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