O IDEB foi criado no ano de 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, o intuito era medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Portanto, a média alcançada pelas escolas e concomitantemente municípios e estados, está posta paralelamente ás médias estabelecidas como metas.
O INEP registra que o IDEB “funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O INEP registra que o IDEB “funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O cálculo do IDEB acontece a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados, considerando o prazo de dois anos. A progressão do IDEB obedece ao calendário de 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e recentemente o de 2017 que será calculado e publicado em agosto 2018.
Os gráficos seguintes representam o IDEB como ele se apresenta, dividido a partir das etapas de ensino, o Ensino Fundamental em seus anos iniciais, finais e o Ensino Médio.
IDEB - Ensino Fundamental Anos Iniciais - 2009-2015
Elaboração
do autor (2018) a partir de Inep, 2016.
|
O IBEB observado nos anos iniciais do ensino fundamental se manteve acima da meta estabelecida em todos os anos até 2015, contudo a diferença entre o IDEB e observado e a meta diminui de 0,4 para 0,3 a partir de 2013. Desde 2009 o IDEB observado aumentou sua média em 0,9 pontos até 2015.
IDEB - Ensino Fundamental Anos Finais - 2009-2015
Elaboração do autor (2018) a partir de Inep, 2016. |
A realidade constatada com o IDEB nos anos finais do ensino fundamental é diferente, apenas nos anos de 2009 e 2011 o IDEB observado ultrapassa a meta estabelecida, entre 2011 e 2013 e educação brasileira no que se refere ao período e etapa de ensino analisados, não alcança a meta estabelecida e nem consegue reverter esse quadro, ficando abaixo da meta 0,2 pontos em 2013 e em 2015. Desde 2009 o IDEB observado aumentou sua média em apenas 0,5 pontos até 2015.
IDEB - Ensino Médio - 2009-2015
Elaboração do autor (2018) a partir de Inep, 2016. |
Outro agravante é percebido com o IDEB do Ensino Médio, o panorama nacional não apresenta estímulos na progressão do índice nos anos analisados, em 2009, único ano em que a meta é ultrapassada, o IDEB observado fica acima da meta apenas 0,1 pontos, em 2011 a meta não é alcançada, mas não ultrapassada. A partir disso o quadro se agrava, e o índice observado fica abaixo da meta estipulada para os anos de 2013 (0,2 pontos abaixo) e 2015 (0,6 pontos abaixo). Desde 2009 o IDEB observado aumentou sua média em 0,1 pontos até 2015.
A média nacional analisada contempla a educação básica em sua esfera estadual e municipal além da diferenciação entre escolas públicas e privadas. O IDEB no ensino médio não comtempla a educação básica na em sua esfera municipal visto que o ensino médio é obrigatoriedade dos estados e não dos municípios. De todos os períodos e etapas de ensino observados apenas os anos iniciais do ensino fundamental se encontra acima da meta nacional estabelecida. Os dados constatados a partir dos anos finais e ensino fundamental e do ensino médio, revelam um declínio na qualidade da educação brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário