sábado, 19 de agosto de 2017

Sexta, Sábado... (e os meus finais de semana nunca mais serão os mesmos).


E não estou descontente por isso, gostaria que muitos como eu tivessem essa experiência inovadora de 'ensino superior' que estou tento com a UFSB. É realmente uma proposta diferente e com uma qualidade enorme. Ainda preciso fazer alguns posts sobre o modelo adotado pela UFSB, as inovações quanto ao modelo tradicional de ensino, as novas perspectivas para a Educação Superior, os nomes que formam o arcabouço teórico da UFSB, como Paulo Freire, Milton Santos, Anísio Teixeira, entre outros.
E a aula deste sábado (primeira foto) - 19/08 - do CC Universidade e Sociedade foi justamente uma discussão acerca da vida e contribuição de Anísio Teixeira à Educação, primordialmente à Educação Pública em nosso país, desde a Básica até a Superior. Nesta aula, nossa turma saiu do CUNI Coaraci e se juntou com a turma da sede em Itabuna.
Anísio Teixeira e, devo dizer, nasceu em 12/07 (data do meu aniversário) em 1900, tinha realmente um espírito inquieto e provocador de mudanças, tal como mostra toda a revolução que causou da educação brasileira onde deixa seu legado até a atualidade e provoca novas reflexões para o futuro.
Analisamos o ideal de escola pública de Anísio Teixeira - a Escola Pública, Laica e Obrigatória - a partir do princípio de que a "Educação não é um privilégio". Depois discutimos algumas problemáticas do ensino superior como a meritocracia e as cotas raciais. O tempo foi pouco, quando nos demos conta a aula que começara às 8h e 30 estava em pleno aquecimento às 12h e 50.

A aula da Sexta-Feira a noite do CC Campo da Educação, não foi diferente em termos de qualidade e levantamento de algumas discussões. Na sexta enquanto utilizávamos a pipoqueira nova que a professora trouxera e comíamos muita pipoca, experimentávamos também novas conformações e perspectivas para a Educação Atual. Discutimos o papel da educação neste novo contexto político e frente a Era da Informação. Pensamos quais perspectivas podemos apontar para a educação nesse início do Terceiro Milênio e formulamos alguns temas sobre aspectos dessa "nova educação".

Analisamos essas e outras questões a partir do texto de Gadotti (2000) que fala sobre o novo panorama da educação no século XXI e que as novas práxis pedagógicas devem dar suporte à nova educação levando em consideração as novas conformações sociais, políticas e tecnológicas. Estas discussões deram suporte para a formulação de um seminário que apresentaremos em breve.
Nesta última foto estamos (da direita para esquerda) Adonias, Ana Carolina e eu, comendo pipoca durante a aula de sexta.




2 comentários:

  1. Esse final de semana foi muito bom, com direito a pipoca na aula da pro Gilmara kkkk' e a viajem então, ficará marcada. As aulas de Regina são sempre excelentes.

    ResponderExcluir