O professor Fernando passou o seguinte recado para o que seria a atividade do dia 23/08:
Quero com pouco tempo, despertar o improviso em vocês. Serão no máximo 20 minutos por grupo... sendo a apresentação na forma oral, vídeo, fotos na tela da tv com narrativa, uma esquete uma peça pocket (curta)...ou seja, vocês terão liberdade para se apresentar. O tema: sombras e o escuro... instigante, nao é?? Pensem neste final de semana sobre ideias, discutam com seus grupos na segunda e quarta apresentem...bom final de semana e boas ideias!!! Ass: Fernando
As apresentações aconteceram dessa forma:
PRIMEIRO GRUPO
Apresentou a relação entre sombras e conhecimento científicos, principalmente o conhecimento matemático, as leituras das sombras para perceber o horário e as medidas. Deram como exemplo as ideias de Talles de Mileto.
O Eclipse Solar que aconteceu nesta segunda-feira (dia 21) foi dado como exemplo para as leituras e conhecimentos aprimorados a partir dos fenômenos naturais.
Apresentou a relação entre sombras e conhecimento científicos, principalmente o conhecimento matemático, as leituras das sombras para perceber o horário e as medidas. Deram como exemplo as ideias de Talles de Mileto.
O Eclipse Solar que aconteceu nesta segunda-feira (dia 21) foi dado como exemplo para as leituras e conhecimentos aprimorados a partir dos fenômenos naturais.
SEGUNDO GRUPO
Leu um texto sobre o medo do escuro, e apresentou o vídeo "Dança das Sombras". As representações artísticas utilizando a sombra foram abordadas a partir desse vídeo.
Leu um texto sobre o medo do escuro, e apresentou o vídeo "Dança das Sombras". As representações artísticas utilizando a sombra foram abordadas a partir desse vídeo.
TERCEIRO GRUPO
O terceiro grupo que abordou o tema "A noite é a sombra da Terra." e apresentou conceitos pessoais sobre sombras e escuro paralelos aos conceitos técnicos ou científicos sobre estes dois elementos. Os conceitos pessoais de sombra e escuro são geralmente influenciados pelas experiências da infância, que geralmente alimentam o medo e a insegurança.
A partir disso apresentaram a relação entre escuridão, luz e sombras e abordaram novas ideias e expressões artísticas que se utilizam da sombra como o trabalho do artista Rashad Alakbarov.
Alakbarov é considerando um verdadeiro “mestre de sombras”: utilizando diferentes materiais e objetos, ele usa as sombras e os jogos de luz para criar desenhos nas paredes, que fazem você duvidar de seus sentidos. abaixo outro de seus trabalhos, além da imagem mostrada no início do post:
QUARTO GRUPO
Com as luzes da sala apagadas e cada componente situado em um canto da sala, o quarto grupo apresentou o "Um Triste Poeta" de forma intercalada. Depois da leitura, ainda no escuro uma das componentes cantou a música "Noturno (as criaturas da noite)" de Oswaldo Montenegro.
QUINTO GRUPO
Abordou a arte chamada "Bonecos de Sombra" e fizeram uma apresentação teatral numa caixa de papelão que imitava uma televisão, com um papel branco usado como tela. A luz de fundo projetava a sombra dos bonecos que compunham o enredo: Uma mocinha salva pelo seu herói das mãos de um vilão que transformava tudo em chocolate.
SEXTO GRUPO
Abordou a questão psicológica das sombras e da escuridão, elencaram alguns filmes e teceram reflexões sobre as sombras e as obscuridades da alma humana. Um dos filmes abordados foi o "Cinquentas tons mais escuros".
Cada grupo apresentou o mesmo tema de formas e sob situações diferentes, desde o conhecimento científico até o artístico, abordando e apresentando diversas expressões artísticas, além da abordagem psicológica.
Cada grupo apresentou o mesmo tema de formas e sob situações diferentes, desde o conhecimento científico até o artístico, abordando e apresentando diversas expressões artísticas, além da abordagem psicológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário