Docente: Fernando Mauro Pereira Soares (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa: Discussão, análise, comparação, e construção de experiências sensíveis destinadas a provocar e instigar a curiosidade e a construção de saberes de maneira interdisciplinar. A relação com o território é o tema que perpassa as experiências do sensível e potencializa as subjetividades.
Perceber, se conectar e interpretar o mundo à sua volta está além de assistir a edição do telejornal para hoje, ou verificar a variação do dólar, está além (muito além) da senha que lhe dá acesso à rede wi-fi. Aprimorar nossa visão de mundo a partir dos conhecimentos adquiridos na escola, em casa, na rua, na vida, nos garante um entendimento maior do ser autônomo, ser criativo, ser social, ser gente.
Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem
Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar
Perceber, se conectar e interpretar o mundo à sua volta está além de assistir a edição do telejornal para hoje, ou verificar a variação do dólar, está além (muito além) da senha que lhe dá acesso à rede wi-fi. Aprimorar nossa visão de mundo a partir dos conhecimentos adquiridos na escola, em casa, na rua, na vida, nos garante um entendimento maior do ser autônomo, ser criativo, ser social, ser gente.
Quantas vezes 'despercebemos' o espaço ao redor em detrimento de uma busca incessante de saberes institucionalizados e fracassamos cultural, social e humanamente? A partir desta reflexão, algumas coisas simples são analisadas no roteiro de Experiências do sensível, como a água, a terra, as plantas, sementes, os sons, o vento... os sentimentos, as artes, as experiências, as vivências, passado, presente e futuro...
Gosto de frase se Aristóteles que diz: "Não há inteligência se não há sensibilidade, não há intelecto sem antes passar pelos sentidos."
Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem
Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar
Nenhum comentário:
Postar um comentário