Componente Curricular: Matemática e Espaço
Docente: Joel Pereira Felipe (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Docente: Joel Pereira Felipe (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Fazeres e saberes oriundos de diferentes contextos histórico-culturais. Etnomatemática. Trançados amazônicos do povo indígena Bora. Cálculo de área. Simetria. Geometria Sona de Angola. Ângulos. Máximo Divisor Comum. Relações entre matemática e arte. Pavimentação e mosaicos. Polígonos regulares. Soma dos ângulos internos de um polígono regular. Medida do ângulo interno de um polígono regular. Obras e técnicas de Maurits Cornelis Escher. Fractais. Geometria das Transformações. Reflexão, translação e rotação. Dilação. Congruência e Semelhança.
Objetivo(s) Geral(is)
- Contribuir para a formação geral do estudante por meio de uma abordagem que fomente a matemática como construto humano desenvolvido em distintas realidades socioculturais e em estreita relação com a arte.
Objetivos Específicos
- Sensibilizar o estudante para a intrínseca relação existente entre conhecimento e seu contexto de produção;
- Explorar na construção dos saberes matemáticos, em uma aproximação ao universo artístico, a perspectiva da diversidade.
- Despertar no estudante, interesse para aspectos de cunho inter e transdisciplinar em que o conhecimento matemático se faz presente;
- Visitar novos contextos, mobilizando as formas geométricas, colorindo-as, movimentando-as, ampliando a visão de espaço comumente alimentada por modos tradicionais de se conceber a matemática;
- Motivar o estudante a exprimir-se matematicamente por meio da cultura e da arte;
- Construir a autonomia e o protagonismo do estudante como sujeito que deseja aprender matemática, e não ser objeto dela;
- Promover uma mostra artístico-cultural que possa fomentar competências de natureza matemática, artística e organizacional nos estudantes, protagonistas do evento.
Bibliografia Básica
GERDES, Paulus. Geometria e Cestaria dos Bora na Amazônia Peruana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2013.
GERDES, Paulus. Geometria Sona de Angola: matemática duma tradição africana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2008.
PINHO, José L. R.; BATISTA, Eliezer; CARVALHO, Neri T. B. Geometria I. Florianópolis: EAD/UFSC/CED/CFM, 2010.
Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem
Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar
GERDES, Paulus. Geometria e Cestaria dos Bora na Amazônia Peruana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2013.
GERDES, Paulus. Geometria Sona de Angola: matemática duma tradição africana. Morrisville, NC: Lulu Enterprises, 2008.
PINHO, José L. R.; BATISTA, Eliezer; CARVALHO, Neri T. B. Geometria I. Florianópolis: EAD/UFSC/CED/CFM, 2010.
Fontes:
Site da UFSB
Plano de Ensino-Aprendizagem
Plano Pedagógico Curricular da Licenciatura Interdisciplinar
Muito agradecido, Erivelton. Você ajuda a divulgar esse importante Componente Curricular da UFSB, que pretende reabrir as mentes que se fecharam para a matemática durante o ensino básico.
ResponderExcluirAproveite!
Eu que agradeço. "Matemática e Espaço" me ajudou a superar os 'fantasmas' da matemática, além de abrir minha visão sobre outras culturas, outras artes e outros povos
Excluir