Características temáticas, estilísticas e composicionais do gênero Manifesto.
Embora sua composição seja mais livre de normas, existe uma estrutura que deve ser considerada na elaboração de um manifesto, como o Título; Identificação da problemática; Análise da problemática; Argumentação dos autores sobre o assunto; Apresentação de supostas soluções; Local, data e assinatura de todos os manifestantes.
É comum que um manifesto tenha conotação política. Direcionado a múltiplos receptores, é um depoimento público com fins e propósitos determinados, que intenciona a denúncia e/ou chamar a atenção para certo assunto, e tem como princípio básico convencer os leitores/ouvintes, com alusão à convocação. Por isso, o aparecimento de verbos no imperativo e no presente do indicativo é comum, causando uma aproximação com o recebedor e também uma imposição ao cumprimento do que se idealiza.
Pode-se considerar o manifesto como um genêro textual atemporal, visto que existem diversos deles de bastante tempo atrás que são extremamente uteis na atualidade. Vale ressaltar que o objetivo do manifesto é sempre expressar uma ideia ou posição a favor do coletivo.
Fonte:
BETTIO, Maíra Althoff De. Manifesto [on line]. Disponível em https://www.infoescola.com/literatura/manifesto/ Acesso em 05 dez. 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário