segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Redshift e a Lei De Hubble

Em 1914 ao medir o espectro (intensidade da radiação transmitida ) de varias galaxias espirais o astrônomo Slipher chegou a conclusao que 90% delas apresentavam o espectro deslocado para o vermelho, ou seja , essas galaxias estavam se afastando de nos.

Quando uma galaxia ou objeto esta se aproximando de nós a onda emitida tem a frequência de cor azul e quanto mais se aproxima de nos mais a onda vai se comprimindo e quando esta se afastando a frequência é vermelha e o comprimento da onda é maior; dessa forma que os astrônomos da época conseguiram provar que o universo estava em expansão gracas ao redshift( desvio para o vermelho ).

A terra , o sistema solar, e a Via-Láctea não estão expandindo. Estes objetos foram formados sob a influência da gravidade. A gravidade prende também as galáxias junto em grupos e em aglomerados. Por isso é apenas estudado o desvio do vermelho de outras galaxias e objetos.

Gracas ao redshift utilizado por Edwin Hubble que podemos estimar a velocidade e distancia que os objetos no universo se afastam de nos.


A Lei de Hubble

''Todos os objetos estão se afastando de nos e a sua velocidade é proporcional a sua distância''

Essa lei explica que quanto maior a distancia do objeto maior a sua velocidade ou seja as duas são proporcionais e elas aumentam juntas.Mas gracas a interação gravitacional , essa lei só se aplica a galaxias distantes pois as galaxias próximas possuem movimentos peculiares.

A ideia de que vivemos num universo em expansão foi uma das mais inesperadas e importantes descobertas da ciência século XX. Até então a ideia de Universo era a de um sistema estático. Quando Einstein aplicou sua teoria da Relatividade Geral para o nosso Universo, ele fez uma estranha predição de que o Universo deveria estar ou se contraindo ou se expandindo, mas ele se recusou a acreditar nisso e inseriu uma constante corretiva em suas equações de campo gravitacional para tornar o universo estático. Mas E.

Hubble verificou observacionalmente que realmente estávamos num universo em expansão. Em 1929 Hubble, observando o deslocamento para o vermelho nas linhas espectrais das galáxias observadas por Milton La Salle Humason (1891-1972), e medindo ele próprio suas distâncias (usando estrelas cefeídas), descobriu que as galáxias estavam se afastando com velocidades proporcionais à sua distância, isto é, quanto mais distante a galáxia, maior sua velocidade de afastamento. Isso constituiu a primeira evidência para a expansão do Universo.

Referências:

Grupo Astronômico Carl Sagan. Disponível em http://gacarlsagan.blogspot.com.br /2012/01/o-redshift-e-lei-de-hubble.html jan. 2012 Acesso em 14 dez. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário