terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Astrobiologia

A astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo: a vida extraterrestre e vida na Terra. Este campo interdisciplinar inclui a busca de ambientes habitáveis no nosso Sistema Solar e planetas habitáveis fora do nosso Sistema Solar, a busca de evidências da química pré-biótica, laboratórios e pesquisas de campo sobre as origens e evolução inicial da vida na Terra, e estudos relacionados ao potencial de vida na Terra e no espaço. A astrobiologia busca abordar questões importantes como: Existe vida fora da Terra? Se sim, como podemos detectá-la?

Não há registros publicamente conhecidos e amplamente propagados da existência de vida extraterrestre ao longo da história, o que pode soar como um problema em estabelecer uma ciência da astrobiologia. Porém, nos últimos 20 anos, os cientistas encontraram indícios de que a vida pode ser bastante comum no universo, e muitos estão esperançosos de que em breve encontrarão provas de vida fora da Terra.

Algumas dicas vêm da vida terrestre. Biólogos descobriram muitas espécies de extremófilos, que são microorganismos que se desenvolvem em ambientes extremos, como lagos alcalinos, e fissuras da rocha no subsolo. A vida por ter se originado no fundo do oceano em torno de fontes hidrotermais, podem ser características comuns de outros planetas e luas. E os traços químicos do metabolismo aparecem em rochas logo após os ferozes bombardeios por meteoritos na Terra, o que implica que a vida pode ser capaz de começar rapidamente e facilmente.


Referências:

OLIVEIRA, Douglas Rodrigues Aguiar de. Introdução a Astrobiologia. 15 mai. 2013. Disponível em https://universoracionalista.org/introducao-a-astrobiologia/ Acesso em 14 dez. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário