segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Discussões Sobre Matemática e Cotidiano

Observações realizadas a partir dos vídeos:

Paulo Freire and Ubiratan D'Ambrosio / Original em Português. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=o8OUA7jE2UQ&feature=youtu.be acesso em 15 nov. 2017

A Historia do Número 1 (Dublado). Disponíve, em https://www.youtube.com/ watch?v=3rijdn6L9sQ&feature=youtu.be acesso em 15 nov. 2017

Compreender a importância da matemática na sociedade requer olhar para as transformações dessa ciência ao longo do tempo e perceber seus desdobramentos e modelos até o panorama atual de ensino.
O documentário sobre a história do número 1 apresenta de maneira dinâmica o processo de desenvolvimento das civilizações e suas relações com a matemática na criação e aprimoramento de sistemas numéricos. Estas relações surgem no cotidiano dos indivíduos a partir da tentativa de resolução de problemas, aprimoramento das habilidades de criação, maior precisão na previsão de resultados, para manutenção e permanência da vida em sociedade.

A história do número 1 é a história da matemática e da vida humana em sociedade, que mesmo nos primórdios da civilização buscou no fazer matemático uma ferramenta para aprimoramento das habilidades. Ao longo deste percurso, os sistemas números se desenvolvem e as civilizações recebem influência umas das outras, prevalecendo sempre o fazer matemático mais adequado à permanência daquela sociedade.

O domínio da matemática passa por diversas transformações, o sistema numérico binário abre espaço para as novas tecnologias e faz a Inglaterra sair vitoriosa da guerra contra a Alemanha, marcando o novo tempo de desenvolvimento tecnológico global.

Ao se perceber o percurso histórico que a matemática faz nas sociedades humanas, é possível perceber que a ela sempre fez parte do cotidiano das pessoas sendo, portanto, um mito considerar que a matemática não pode ser entendida de forma ampla e adequada ao contexto de cada indivíduo.

Paulo Freire, discorre sobre essas questões numa entrevista Ubiratan D'Ambrosio ao sinalizar que é necessário ao homem participar matematicamente do mundo é que é necessário a todos, enquanto seres humanos se reconhecem seres matemáticos. Freire critica o fato de educadores e a própria sociedade não valorizar o cidadão matemática no fazer de suas funções, assegurando que é possível fazer com que a ciência da matemática seja ensinada de maneira simples e de possível compreensão, sem deixar de atender aos seus critérios científicos.

Outra crítica estava relacionada à supervalorização do conhecimento acadêmica em detrimento do conhecimento comum, o que desconsidera os valores e cognições apreendidas no processo formativo do ser humano, que acontece mesmo quando este não esteja inserido da academia.

Como observação final, é importante salientar que os dois vídeos analisados compreendem a ideia de que a matemática faz parte do cotidiano que e não é possível ao ser humano apartar-se do fazer matemático em suas funções diárias, pois a matemática está intrínseca ao desenvolvimento da vida em sociedade.

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