sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Carta Argumentativa

Síntese Comentada a partir de: KOCHE, Vanilda Salton; Boff, Odete Maria Benetti; Marinello, Adriane Fogali. Leitura e Produção Textual. Petrópolis: Vozes, 2013. Cap. 04, pag  7 a 11.


A carta argumentativa tem a finalidade de solicitar, reclamar ou opinar, de modo que tenha o poder de persuadir. Contudo uma carta argumentativa tem utilidade também de argumentação, que é considerada como uma forma de expor dados ou opiniões, afim de sustentar ou defender uma tese. A tese traz consigo a defesa de uma ideia, que numa carta argumentativa tem a noção de brevidade e objetividade, portanto não é extensa, mas precisa conter bons argumentos, para o convencimento daquele que a ouve ou lê. Nisto, alguns recursos podem ser utilizados como o tipo de linguagem adotada, que deve estar adequada ao interlocutor e a apresentação de dados para que haja melhor fundamentação das informações. Desta forma, esse gênero apresenta fatos justificando a opinião e sustentando argumentos de quem está escrevendo para fazer o leitor crer naquilo que foi escrito.

A estrutura de uma carta argumentativa compreende, nesta ordem, local e data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura. Depois do local e da data na parte superior, o vocativo deve ser utilizado de acordo com a pessoa a quem a carta se destina, pela posição ou papel que a pessoa ocupa ou exerce. Após o vocativo, segue o corpo do texto, a despedida e a assinatura, que finaliza a carta, fortalecendo a ideia de afetividade e interlocução entre o remetente e destinatário.

A carta argumentativa demonstra ser um meio ou recurso que justifique a nossa necessidade de se comunicar e se fazer entendido obedecendo às convenções, crenças e regras adotadas pelo meio a que se destina tal argumentação. A proposta da argumentar norteia a vida em sociedade, a partir daquilo que cremos e que temos necessidade de passar para a compreensão e ajuste as ideias, bem como um equilíbrio entre as pessoas, suas ideias, crenças e regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário