quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Construíndo Parágrafos

Antes de falar sobre construção e estrutura de um parágrafo, é importante expor alguns conceitos:

a. diferença entre frase e oração: Frase é todo enunciado linguístico dotado de significado, ou seja, é uma comunicação clara, precisa e de fácil entendimento entre os interlocutores, seja na língua falada ou escrita. Neste caso, temos a frase nominal e verbal. A frase nominal não é constituída por verbo. Já a oração é todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal.  Este verbo, por sua vez, pode estar explícito ou subentendido.

b. conceito de período: Período é um enunciado linguístico que se constitui de uma ou mais orações. Este se classifica em:
a) Período simples - formado por apenas uma oração, também denominada de oração absoluta;
b) Período composto - formado por duas ou mais orações   

c. conceito de parágrafo: O parágrafo é uma unidade de composição do texto constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, à qual se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela

d. conceito de tópico frasal:
Tópico frasal é a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear.

Os principais aspectos que envolvem o desenvolvimento de um parágrafo

Esteticamente, o parágrafo se caracteriza pelo conjunto de períodos que representam uma ideia central em consonância com outras secundárias, resultando num efetivo entrelaçamento e formando um todo coeso.
Quanto à extensão, é bom que se diga que não se trata de uma receita pronta e acabada, visto que a habilidade do emissor determinará o momento de realizar a transição entre um posicionamento e outro, permitindo que o discurso seja compreendido em sua totalidade.
Em se tratando de textos dissertativos, normalmente os parágrafos costumam ser assim distribuídos:  Introdução – também denominada de tópico frasal, constitui-se pela apresentação da ideia principal, feita de maneira sintética e definida pelos objetivos aos quais o emissor se propõe.
Desenvolvimento – fundamenta-se na ampliação do tópico frasal, atribuído pelas ideias secundárias, reconhecidas na exposição dos argumentos com vistas a reforçar e conferir credibilidade ora em discussão.
Conclusão – caracteriza-se pela retomada da ideia central associando-a aos pressupostos mencionados no desenvolvimento, procurando arrematá-los de forma plausível. Pode, na maioria das vezes, constar-se de uma solução por parte do emissor no que se refere ao instaurar dos fatos.


Observações sobre o capítulo “O parágrafo”, da obra:
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 14. ed. Rio de janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1988. p. 230-245.


A obra de Othon Garcia sobre Comunicação em proza aplicada ás questões da modernidade, traz a partir da página 230 questões relacionadas às características e conceituações de parágrafo. Nisto o autor constitui parágrafo como uma estrutura de vários períodos com ideias secundarias dão suporte à ideia principal.
A partir disso o ator aborda a liberdade sobre a construção e estruturação de parágrafo, salientando que as ideias são concebidas de formas diferentes sem seguir necessariamente um único processo.
O autor também aborda a importância do parágrafo a partir de sua composição e ajuste de ideias para o entendimento do leitor, sobre o conjunto da obra e sobre a ideia principal construída pelo escritor.
O autor ainda se aprofunda da estruturação comum do parágrafo, as peculiaridades da introdução, do desenvolvimento e da conclusão e aborda estas questões de maneira ampla e didática, apontando para a devida relevância do parágrafo na construção do texto ou dos diversos modelos de textos.
A ideia prática sobre a forma como o autor aborda o parágrafo, faz o leitor perceber no próprio texto como as ideias se encaixam afim de fazer-lhe compreender o que autor realmente está tentando passar.

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