O PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2017) apresentou no Relatório de Desenvolvimento Humano, e o a posição do Brasil em 79º lugar no ranking mundial de desenvolvimento que abrange 188 países, do mais ao menos desenvolvido. O IDH é um índice medido anualmente pela ONU e utiliza indicadores de renda, saúde e educação (entenda a metodologia ao final desta reportagem).
O mundo contemporâneo, desenhado a partir das economias globalizadas exerce forte influência sobre as decisões e economias nacionais, mesmo que estas sejam interdependentes. Portanto, observar o desenvolvimento em âmbito nacional, exige analisar a dimensão internacional, seus fatores econômicos, social e políticos.
O Brasil compõe um cenário de nações emergentes no âmbito econômico mundial. Acredita-se que a ascensão brasileira se dá à condição de potência emergente e a reestruturação da integração regional sul-americana que são processos que têm se reforçado mutuamente. O IPEA (2015) demonstra que o Brasil possui disposição e capacidade para promover a estabilidade e o desenvolvimento da América do Sul, a região tem apoiado a estratégia brasileira de cooperação Sul-Sul e sua defesa do multilateralismo e da multipolaridade, contribuindo para o reconhecimento do país como potência regional e emergente global.
O Brasil faz parte do contexto dos BRICS, as análises sobre este grupo de países traz uma ideias dos planos de desenvolvimento e do perfil da matriz energética de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul no período recente. Ainda segundo o PNUD (2016), entre os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o país está atrás somente da Rússia, no 49º lugar (IDH 0,804).
A partir desta, identifica o potencial para um acordo conjunto de cooperação que poderia não apenas fortalecer a coordenação entre os cinco países, mas também viabilizar transferências tecnológicas. Considerando o peso dos BRICS na demanda e na oferta mundiais de energia, tal acordo poderia fomentar um rearranjo no mercado mundial de energia, reforçando a importância da inserção deste ponto na pauta da política externa brasileira.
Compreender o desenvolvimento do Brasil significa ressaltar que um pais em desenvolvimento é conhecido também como pais emergente, estes termos são utilizados para indicar um pais que não possui um padrão de vida alto e sim entre baixo e médio que é o caso do Brasil que está a caminho de um bom desenvolvimento.
Referências
IPEA. Brasil em Desenvolvimento: Estado Planejamento e Políticas Públicas. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/ livros/bd_2015_web.pdf acesso em 05 de nov. 2017.
PNUD. Ranking de Desenvolvimento 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-dedesenvolvimento-humano-da-onu.ghtml acesso em 04 de nov. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário