sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Desenvolvimento e Políticas Setoriais

Como indicado na proposta desta atividade, a palavra desenvolvimento abrange diversas concepções. Para que se aborde os sentidos ou significados de desenvolvimento é necessário levar em consideração as percepções políticas, sociais e culturais que a sociedade pode dar a termos comuns à sua construção.

De acordo com Braga (et al, 2012), o termo desenvolvimento adquiriu significado a partir da finalidade social de articular um processo de mudança, de um estado para outro, dado como superior. Mesmo para esta concepção o autor ainda ratifica que “é preciso considerar que as palavras são, social, cultural e politicamente construídas, e, muitas vezes, as forças dominantes valorizam ou desprezam palavras e significados em prol de uma racionalidade utilitária.” (BRAGA, et al, 2012, p. 46, 47).

Autores como Bresser-Pereira (2014) registra que desenvolvimento surgiu como um desdobramento da ideia de progresso, contudo, esse desdobramento trouxe consigo uma nova roupagem ligada às questões econômicas. Segundo ele “Progresso e desenvolvimento são conceitos modernos, datam da Revolução Capitalista”. (BRESSER-PEREIRA, 2014, p. 34)

De maneira mais ampla - e ainda de acordo com as ideias de Bresser-Pereira - desenvolvimento vem a ser o processo histórico pelo qual as sociedades nacionais alcançam seus objetivos “políticos de segurança, liberdade, avanço material, redução da injustiça social e proteção do meio ambiente. (2014, p. 36).

A partir disso, o desenvolvimento, como se analisa na atualidade, vai estar sempre atrelado ao fator econômico, por se tratar ou remeter-se sempre às mudanças estruturais da sociedade. Portanto, os esforços voltados para as compreensões de desenvolvimento sempre terão suas raízes ligadas às ciências econômicas.

Considerando a importância que a nação deve dar ao seu desenvolvimento foi destaca-se a aplicabilidade desse desenvolvimento às políticas adotadas para melhorias e mudanças políticas, econômicas e sociais. Essa necessidade atrela-se as políticas de expansão primordialmente econômica e social de um país.

Os maiores desafios de uma sociedade podem estar diretamente ligados a questões setoriais, como saúde saneamento, alimentação, habitação, segurança, transporte, etc. É aí que se pode estimular a expansão dos negócios interna e externamente. E é no setor que se encontram as oportunidades de melhorar o acesso da população a bens essenciais.

É com foco setorial que se deve concentrar o apoio ao desenvolvimento e combiná-lo com a crescente participação dos pobres na renda e no consumo. Por conta disso desenvolvimento ligado às políticas setoriais, responde às dimensões social e econômica.

Assim sendo, o desenvolvimento é percebido a partir da atuação de diversos atores e sob diversos pontos de vista. E neste intento, toma para si as concepções construídas história, cultural e socialmente.  


Referências

BRAGA, Alexandra Maria da Silva. Et al. Desenvolvimento: Um Conceito Multidimensional. DRD – Desenvolvimento Regional em debate. São Paulo, 2012. 

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Desenvolvimento, Progresso e Crescimento Econômico. Lua Nova. São Paulo: 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n93/03.pdf Acesso em 25 de out. 2017.

SOARES JR, Jair e QUINTELLA, Rogério H. Development: an analysis of concepts, measurement and indicators. Traduzido In: Revista de administração brasileira, Curitiba, vol. 5, no 2 abr/jun 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário