O documentário acima serve de suporte para a atividade sobre fotografia e pesquisa científica, a partir da leitura em Guran (2012).
Questões norteadoras da atividade:
Questões norteadoras da atividade:
1) Qual o objetivo da pesquisa do documentário?
O objetivo da pesquisa é de, através dos alunos, perceber como a escola pode ser melhor do que ela é. A pesquisa é feita com alunos de escolas da educação de jovens e adultos no ensino médio.
Com isso é possível perceber como uma pessoa tem diferentes percepções do seu cotidiano pois o mesmo leva consigo lembranças e vivencias únicas e individuais.
2) Como se estrutura a pesquisa mostrada? (metodologia)
A pesquisa foi realizada em 2015. Inicialmente um questionário foi aplicado com cerca de mil jovens e destes, vinte participaram de uma conversa gravada. Depois disso houve uma exposição de imagens onde os pesquisados foram convidados a expor as suas visões e sentimentos ao perceber imagens expostas num varal.
No segundo momento o jovem Jhonata recebe uma câmera para fotografar seu cotidiano. Depois, uma entrevista foi realizada com Jhonata, afim de perceber seus sentimentos, impressões, motivações.
3) Quais elementos do uso da fotografia encontramos no documentário?
Muitas interpretações podem surgir de uma mesma fotografia, isso fica claro no primeiro momento do documentário quando alguns jovens fazem suas observações sobre as fotografias expostas. O mediador naquele momento não esclarece a fonte ou o local, a tentativa era de perceber intenções embutidas na fotografia.
As fotografias podem ser denominadas êmicas, produto do próprio entrevistado, endógenas e analisadas pelo pesquisados a partir da observação e do discurso do pesquisado.
No momento da entrevista o jovem Jhonata, apresenta fotografias 18 fotografias tiradas por ele, selecionadas dentre mais de 200 imagens, na apresentação das imagens ele traz um discurso sobre seu cotidiano e experiências vividas desde a infância. O primeiro momento, em que ele tira as fotografias pode-se relacionar com a “fotografia para descobrir” e no segundo momento, aliadas ao discurso, no momento da entrevista, percebe-se a “fotografia para contar”.
4) Quais informações interessam aos pesquisadores?
O contexto das fotografias, a intenção do entrevistado, quais relações ele tem com a fotografia, o que ele percebe na fotografia. Como o cotidiano do pesquisado contribuiu para o trabalho.
5) Quais informações interessam ao pesquisado?
Como as fotografias representam as experiências vividas no cotidiano, na infância, os desejos, alegrias, medos, sonhos, etc.
6) Qual postura adotam os pesquisadores em relação ao pesquisado?
Tentam se aproximar da realidade do entrevistado na tentativa de lhe deixar mais à vontade para expor suas experiências e a sua relação com as fotografias tiradas sem que ele fosse pressionado a falar não o que o pesquisador quer ouvir, mas o que ele realmente viveu durante o registro das imagens.