Acredito que Paulo Freire instiga a Universidade a repensar seu papel diante da sociedade quando adverte que não adianta ao educador se valer da teoria sem a reflexão sobre a prática. Não adianta à Universidade, discutir Educação à luz de Paulo Freire sem viver na prática a educação para autonomia, para formação humana plena, sem ser escravo do mercado de trabalho e para manutenção da classe dominante.
A Universidade Brasileira presa ao pensamento eurocêntrico precisa abrir espaço para outras perspectivas e outras possibilidades de conhecimento, voltar-se aos valores culturais da sociedade à sua volta, valorizando a realidade em que está inserida e Paulo Freire propões essas questões.
Paulo Freire não discute na sua obra a Educação Superior, mas a amplitude de sua contribuição para a Educação reflete em todas as esferas de ensino, auxiliando num fazer pedagógico que garanta a autonomia dos sujeitos.
Paulo Freire é Marco Conceitual da Universidade Federal do Sul da Bahia por enfatizar
práticas pedagógicas orientadas por uma postura política crítica e ética, afim de fomentar a autonomia dos sujeitos num contexto que valorize a cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário