segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Conversando Sobre o Ensino Superior: Visita ao Colégio Jaime Pereira da Silva


Como atividade final do CC Universidade e Sociedade, foi proposto que os grupos divididos em sala visitassem um espaço comunitário afim de apresentar a UFSB a partir de nossas experiências no decorrer deste primeiro quadrimestre.

A equipe que fiz parte foi composta por Alberício de Jesus, Danuza Mailly, Elínio Oliveira, Everlon Campos, Tailande Venceslau e eu. Concordamos em visitar o Colégio Jaime Pereira da Silva, situado em Itamotinga, distrito da cidade de Coaraci-BA, onde funciona como anexo do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão. A proposta consistiu em realizar uma roda de conversa para tratar de assuntos referentes ao ingresso e permanência ao ensino superior.

A escolha da escola se deu primeiramente por sua localidade, pois verifica-se que os alunos egressos do ensino médio não têm acesso aos polos universitários presentes na região (Itabuna e Ilheus), portanto, a oportunidade de uma Universidade localizada em Coaraci é vista com uma das únicas alternativas para o ingresso dos potenciais estudantes ao Ensino Superior.

O acolhimento na escola foi agradável e logo fomos encaminhados para a sala de aula onde foi realizada a roda de conversa, notou-se que as aulas daquela noite foram substituídas pela realização desta atividade.

Estavam presentes nesta atividade, cerca de 29 pessoas, entre elas, alunos, professores e pessoas da comunidade. A grande maioria interagiu com a programação prevista colaborando para o desenvolvimento do trabalho.

No primeiro momento foi realizada a apresentação do grupo, e logo depois todos os participantes se apresentaram e falaram sobre suas expectativas e opções de cursos do Ensino Superior. Vale observar, que muitos dos participantes não sabiam ainda qual área de estudo escolher. Nesta oportunidade, apresentamos as formas de ingresso para a UFSB, seguidas do modelo pedagógico e da arquitetura curricular da Universidade. A possibilidade de escolher o curso no decorrer da formação acadêmica, causou interesse dos participantes indecisos acerca da área/curso a seguir.

Outra questão levantada foi a possibilidade de não somente formar-se no Ensino Superior com intuito exclusivo de atender ao mercado de trabalho, mas como busca pela satisfação pessoal e dos sonhos inerentes a cada um. Além da possiblidade de intervir no meio em que estão inseridos, visto que a Universidade contempla a importância do meio local numa formação que reflita as questões acadêmicas e sociais, portanto indivíduos dotados de faculdades humanísticas.

Muitas dúvidas foram levantadas e esclarecidas sobre formas de ingresso, ensino, períodos dos ciclos, localização física de cursos específicos, o processo da formação geral e das licenciaturas e bacharelados interdisciplinares, bolsas e auxílio, pesquisa e extensão, dentre outras.

O espaço de discussão provocado abriu possiblidade de novos momentos que integrassem alunos da Universidade com os alunos do Ensino Médio. A coordenação propôs a realização de futuras oficinas e debates sobre o ingresso no curso superior, primordialmente na UFSB, para que ao longo do percurso de formação dos alunos no ensino médio, dúvidas que não foram apresentadas neste primeiro momento fossem sanadas posteriormente.

A possibilidade de apresentar um modelo de ensino de integre pessoas que histórica e socialmente foram excluídos, os fez compreender a Educação como um instrumento de transformação social e pessoal. É importante a aproximação da Universidade com alunos do ensino médio bem como com a comunidade no seu entorno, visto que as contribuições são relevantes para o contexto territorial e para o reparo dos danos sociais.

Outras atividades que contemplem estas ideias devem ser fomentas, porque a Universidade não deve configurar-se como instituição elitista ou como instrumento para manutenção das desigualdades socioculturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário