Creio que uma das características mais fortes da Universidade Social é a sua capacidade de compreender e contextualizar o diálogo entre o conhecimento que lhe é próprio com as demandas e os conhecimentos de outros meios que não sejam especificamente acadêmicos.
Entender a Universidade Contemporânea como fruto das mudanças sociais, inclinada às suas demandas e emergências, perpassa pela necessidade que ela tem, de assumir um papel plural e considerar as bagagens culturais, artísticas, sociais, políticas da sociedade como conhecimento adequado à formação humana tal qual o conhecimento próprio da Universidade.
Neste entendimento, o conhecimento universitário passa a ser pluriversitário, fruto das relações entre ciência e sociedade quando uma adentra a outra num mecanismo que permita a esses dois impérios, comungar um com o outro para ofertar e absorver conhecimentos.
A UFSB, por sua vez, visto que se reconhece adequadamente no modelo de Universidade Social e prima por valorizar outros conhecimentos externos à Universidade, faz com que a ideia de conhecimento pluriversitário seja realmente uma proposta viável e extremamente necessária à Universidade do Século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário