Fichamento feito a partir da leitura em:
UNESCO. Cap. 05: Educação ao Longo de Toda a Vida, em: Educação um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Cortez Editora, São Paulo – SP. 1998.
UNESCO. Cap. 05: Educação ao Longo de Toda a Vida, em: Educação um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Cortez Editora, São Paulo – SP. 1998.
Com a ideia de Educação ao longo da vida e primordialmente com as questões especificas da relação entre a idade adulta e a aprendizagem, torna-se necessária a desconstrução da ideia de que o potencial cognitivo diminui com a idade acaba fomentando o preconceito de que o adulto não é mais apto a aprender, deste modo, a educação (e principalmente a alfabetização) de adultos esbarra numa convenção equivocada de que não são necessários investimentos numa educação para a população adulta.
Princípio da Educação Permanente traz que a educação acontece ao longo da vida, não em fases ou momentos determinados, e que a escola não pode estar distante desse processo. Promover a Educação Permanente significa garantia do direito de todos à educação independentemente da idade.
É importante reconhecer que a Educação Permanente propicia a formação dos educandos e dos trabalhadores como cidadãos com autonomia tornando-o capazes de dialogar com as mudanças requeridas pela sociedade no sentido da justiça, igualdade e do direito de todos.
Para acessar o fichamento CLIQUE AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário