A ação de intervenção pensada foi um projeto itinerante que provocasse mudanças no comportamento de alunos, pais e professores sobre as questões ambientais. A proposta é um "Projeto Itinerante Interdisciplinar de Sensibilização Ambiental nas Escolas".
Sensibilização ambiental é instrumento primordial para mudanças nos comportamentos que afetam direta ou indiretamente o meio ambiente. Para Magalhães (2017), sensibilizar é procurar atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitude. Mudar atitudes requer educação, apresentando os meios da mudança que conduzam à melhor atitude, ao comportamento adequado perante o ambiente.
Conscientizar é só tornar o outro consciente do problema; Mas sensibilizar é fazer com que o outro se sinta parte do problema e passe dessa forma a buscar uma solução.
A partir de dois temas geradores, o consumo de água e a importância da floresta amazônica e o saneamento básico e o descarte de resíduos, estrutura-se esta atividade que tem como objetivo as comunidades escolares acerca dos cuidados com o meio ambiente de maneira interdisciplinar. Deverá acontecer na semana do meio ambiente (1 a 5 de junho de 2019). A equipe percorrerá as escolas públicas municipais para realização do evento num trabalho conjunto com a gestão, professores e discentes.
O projeto está pensado para acontecer em três momentos.
O primeiro momento será de acolhida, com uma breve conversa guiada pela “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Unesco. Logo após serão apresentados os temas e oficinas, os grupos de alunos se organizarão por interesse.
O segundo momento acontecerá com uma oficina interdisciplinar com todos os professores presentes, salientando como as diversas disciplinas no currículo escolar podem contribuir juntas para a sensibilização cotidiana da comunidade escolar quanto às questões ambientais, propondo ações efetivas para essas intervenções. A esse tempo, também acontecerão oficinas com os alunos, onde serão trabalhados os temas: a) Economize água/energia; b) Plante/alimentação saudável; c) Reduza/reutilize/recicle; d) Preserve a Biodiversidade; e) (re)pensando saneamento.
Durante a execução do projeto, dados de pesquisas já realizadas, serão apresentados e os ouvintes após as discussões sobre os temas pressupostos terão que desenvolver algumas atividades que serão apresentadas como resultados das questões abordadas.
O terceiro momento contará com uma com a socialização das produções em todas as oficinas encerrando com a fala dos professores e da gestão sobre essa experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário