Fichamento feita a partir da leitura em:
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em Livros Didáticos Brasileiros e Seu Combate: Uma Revisão da Literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 125-146, jan./jun. 2003
Os autores analisam a abordagem sobre racismo nos livros didáticos em três perspectivas diferentes, a primeira apresenta um panorama brasileiro que relaciona racismo e educação, a segunda se volta para como ou se o racismo é apresentado em livros didáticos e a terceira aponta para as ações de combate ao racismo com a iniciativa de movimentos sociais até o arcabouço legislativo que ampare ações de combate a esse tipo preconceito em livros didáticos.
A expressão “discurso racista” é utilizada no sentido de não responsabilizar diretamente autores, governantes, e demais atores sobre a manutenção do racismo, evidenciando o racismo na sua perspectiva estrutural e simbólica enraizada na sociedade brasileira e forjada desde a colonização europeia, a exploração e escravidão em seu contexto.
Os autores elencam algumas pesquisas encontradas avaliando o tempo ou se condensando a ações que são impulsionadas primordialmente a partir da década de 50, mas que se matem insuficiente frente à quantidade de pesquisas relacionadas a livro didático no Brasil ao longo dos anos.
Os autores finalizam apresentando o suporte social, político e legislativo para combate ao racismo na educação e em livros didáticos, mas que acabam por reforçar que ainda já um longo caminho pela frente.
A expressão “discurso racista” é utilizada no sentido de não responsabilizar diretamente autores, governantes, e demais atores sobre a manutenção do racismo, evidenciando o racismo na sua perspectiva estrutural e simbólica enraizada na sociedade brasileira e forjada desde a colonização europeia, a exploração e escravidão em seu contexto.
Os autores elencam algumas pesquisas encontradas avaliando o tempo ou se condensando a ações que são impulsionadas primordialmente a partir da década de 50, mas que se matem insuficiente frente à quantidade de pesquisas relacionadas a livro didático no Brasil ao longo dos anos.
Os autores finalizam apresentando o suporte social, político e legislativo para combate ao racismo na educação e em livros didáticos, mas que acabam por reforçar que ainda já um longo caminho pela frente.
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