quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Análise de Publicação: Pesquisadora Questiona Abordagem a Mulheres Negras em Livros Didáticos



A supervalorização que se dá ao livro didático, lhe confere o status de principal material didático das escolas brasileiras e, logicamente, este instrumento traz fortes elementos sobre como desenhamos a educação em nosso país. Na tentativa de encontrar notícias que tivessem relação com o livro didático, me deparo com uma que apresenta uma questão estruturante numa sociedade racista e preconceituosa.

Na notícia, Fernanda, professora de história, apresenta sua inquietação quanto a utilização da imagem da mulher negra ao longo dos anos na história brasileira. A mulher negra, nos livros de história, aparece, primordialmente no contexto da escravidão, onde a figura feminina nunca retratada e sim, outro tema ligado ao colonialismo europeu.

Os livros analisados pela professora não fazem nenhuma correlação com outros debates como o movimento feminista negro ou o papel destas mulheres no desenvolvimento da sociedade, ou mesmo o racismo, o machismo e o patriarcalismo.

As imagens ou as ilustrações, como recurso didático e de memória não acompanham as percepções históricas e sociais no tempo e acabam por dar suporte ao preconceito ligado à questão de gênero e de raça. Deste modo, “os livros não proporcionam as condições necessárias para que a imagens possam ser analisadas enquanto documento histórico.”

A relevância da análise feita pela professora está em se questionar sobre “os lugares das mulheres negras em materiais didáticos.”

Para acessar a notícia, acesse o link abaixo.

Fonte:
HAMADA, Heloise. Pesquisadora questiona abordagem a mulheres negras em livros didáticos. G1. Disponível em http://g1.globo.com/sp/presidente-prudenteregiao/noticia/2017/03/pesquisadora-questiona-abordagem-mulheres-negras-emlivros-didaticos.html, 2017. Acesso em 18 fev. 2019.





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