quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Roda de Conversa com Alunos do Almakazir: Para que serve a Escola?





Como pensar a escola pública e o seu papel? O que é esse espaço público no contexto da propriedade privada e do livre mercado? A escola tem sido, de fato, um patrimônio público? A quem pertence a escola? Para onde estamos indo?

A pedagogia que cabe aqui é a Pedagogia da Pergunta e não da resposta. Foi assim que começamos essa roda de conversa em setembro de 2019 no Colégio Almakazir, na oportunidade da Semana da Pátria. O convite foi para uma palestra com o tema "Sensibilização e Conscientização do Espaço Público", mas meu intuído foi refletir, junto com os alunos, sobre o que de fato é a escola, qual o seu papel e o que ela representa na vida dos jovens em sua diversidade.

Acho que a escola, como queremos, democrática, equânime e menos tradicional, deve ser sempre um LUGAR DE FALA, também para os pequenos, para os subalternos, marginalizados, excluídos da engrenagem social, mas que a fazem rodar;
Um LUGAR DE AÇÃO, de pesquisa, de exercício da cidadania, um espaço permanente de produção do conhecimento, aberto à comunidade e outros pares.
Um LUGAR DE ACOLHIMENTO, de encontro, de sociabilidades, de interação, de diálogo incessante, de diversidade.
Um LUGAR DE VALORIZAÇÃO, do professor, do aluno, da família. Um lugar de motivação, de engajamento onde o crescimento de um seja o crescimento de todos
Cuidar da escola é, também, torná-la socialmente justa.


Enquanto a conversa fluía maravilhosamente bem, eu lembrava que em 2009 eu estava deixando o ensino médio e agora, em 2019, no mesmo espaço, eu falava aos companheiros que me ouviam: Eu passei por aqui. Eu sou filho da escola pública. Precisamos abrir caminhos para os que estão vindo aí.


Para acessar a apresentação de slides, CLIQUE AQUI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário