sexta-feira, 6 de julho de 2018

Pensamentos Sobre Bases da Educação (Dos Gregos a Streck)

As primeiras discussões sobre os modelos e pensamentos sobre educação adotados em diversos espaços ao longo do tempo,

Gregos

A sociedade grega já tinha um nível elevado de organização e questionava-se sobre o homem, sua essência e seu desenvolvimento. Esparta e Atenas foram duas cidades tomadas como modelo para estas primeiras discussões e formas de educação. A educação grega atinge, segundo a discussão, a Paideia (que é o ideal educativo esperado e adequado).
Entre os filósofos existiram Sócrates, Aristóteles, Platão, etc.
Na tentativa de conhecimento sobre o que é o homem, estrutura-se duas vertentes, a primeira como resultado de todo seu desenvolvimento físico e intelectual e a segunda como a sua busca pela liberdade.
A educação da Grécia caminhava de acordo com a estrutura social de oposição que diferenciava os livres e escravos, os nobres e plebeus, os meninos da elite guerreira e mais tarde da elite togada a qual a educação foi dirigida mesmo sem a existência de escolas.

Santo Agostinho
Desdobramentos da educação na idade média acontece no século primeiro depois de Cristo quando surge novos modelos de educação e as convenções sociais são substituídas por nossos pensamentos em Cristo. A igreja considerava que o corpo pecaminoso deveria ser castigado, logo, o corpo é separado da alma.
A escolástica contrapunha fé e razão, tudo se explicava pela fé e a razão só poderia ser constituída a partir disso.

Jesuítas
Com as atividades educativas dos padres jesuítas, podem ser considerados os responsáveis pela implementação da educação formal na sociedade brasileira. No entanto, não podemos afirmar que foram os jesuítas os primeiros a efetuarem processos educativos no Brasil, pois até mesmo antes da chegada dos portugueses já existia uma população ameríndia que possuía suas próprias ações educativas, portanto, um tipo de educação. Mas que logo viria ser, superada por esta.

Rousseau
Rousseau esboça o início do pensamento pedagógico moderno e critica bastante as formatações da educação a partir de um sentimento de justiça social num período onde as distinções entre classes desenhavam a estrutura econômica da sociedade.

Rancière
O texto de Rancière "O Mestre Ignorante" expõe muito de sua ideologia ao falar da emancipação operária e intelectual. As principais críticas permeiam o Socratismo na tentativa de redução da desigualdade entre mestre e aluno.
O método de ensino universal sistematizado por Jacolot, retomado por Rancière diz que todo homem é capaz de instrui a si mesmo.

Unesco: Para acessar CLIQUE AQUI

Streck
Colonialidade se contrasta ferozmente com a Modernidade e superar a colonialidade significa deixar apêndice das tasnformações e assumir um protagonismo na construção de uma sociedade que valoriza a diversidade dos povos.
Distribuição desigual das riquezas e do domínio geopolítico das epistemologias.
A América Latina é um desafio que se desdobra a partir de três eixos temáticos:
Colonialidade pedagógica: como superar o Eurocentrismo?
A luta pela educação: Alguns atores e lugares
Pedagogia latina-americana: desafio e tarefa.

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