Componente Curricular: Universidade, Desenvolvimento Regional e Nacional
Docente: Fábio Rodrigues Corniani (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Conhecer criticamente teorias e perspectivas dos conceitos de Desenvolvimento Humano e Social, promovendo estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como suas estruturas práticas e simbólicas, contemplando macroprocessos de mudança social, crescimento econômico e desenvolvimento humano, com foco no contexto regional.
Objetivos Gerais:
• Discutir os diversos conceitos associados a desenvolvimento e seus impactos nas sociedades.
• Problematizar o conceito desenvolvimento a luz das demandas socioculturais existentes nas Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
• Debater as dimensões do desenvolvimento regional e nacional.
• Analisar o papel das universidades, em geral, e da UFSB, em específico, para o desenvolvimento regional e local.
• Refletir sobre formas de intervenção nos problemas locais, buscando possibilidades de soluções aos mesmos
Objetivos Específicos:
• Compreender o conceito “desenvolvimento” a partir do debate teórico e da compreensão das implicações locais na região sul e baixo sul baianos.
• Possibilitar o contato com dos/as estudantes com diferentes visões sobre desenvolvimento;
• Aproximar os/as estudantes com grupos e comunidades que atuam na região sul e baixo sul baianos;
• Possibilitar o levantamento de frentes de atuação para a universidades e para os estudantes
Bibliografia Básica:
ARAÚJO, Tania Bacelar. “Nordeste: desenvolvimento e perspectiva” In: GUIMARÃES, P. F.; AGUIAR, R.A., et al (orgs). Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 514 – 560. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3013.
BAIARDI, Amílcar e TEIXEIRA, Francisco. O Desenvolvimento dos Territórios do Baixo Sul e do Litoral Sul da Bahia: a Rota da Sustentabilidade, Perspectivas e Vicissitudes. Instituto Arapyaú: Salvador, 2010.
CASTRO, Josué. “A descoberta da fome”. In FERNANDES, B. M. & GONÇALVES, C. A. P. (org.). Josué de Castro – Vida e Obra. São Paulo, Expressão Popular, p. 141-152
FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011. Disponível em: www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/viewFile/518/265. Acesso: jan/2015 (trechos escolhidos pelo/a docente)
FURTADO, Celso. “A profecia do colapso” In: O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 7-14.
Docente: Fábio Rodrigues Corniani (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Conhecer criticamente teorias e perspectivas dos conceitos de Desenvolvimento Humano e Social, promovendo estudo abrangente das sociedades contemporâneas, na sua diversidade, globalidade e sustentabilidade, identificando suas origens históricas, bem como suas estruturas práticas e simbólicas, contemplando macroprocessos de mudança social, crescimento econômico e desenvolvimento humano, com foco no contexto regional.
Objetivos Gerais:
• Discutir os diversos conceitos associados a desenvolvimento e seus impactos nas sociedades.
• Problematizar o conceito desenvolvimento a luz das demandas socioculturais existentes nas Regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
• Debater as dimensões do desenvolvimento regional e nacional.
• Analisar o papel das universidades, em geral, e da UFSB, em específico, para o desenvolvimento regional e local.
• Refletir sobre formas de intervenção nos problemas locais, buscando possibilidades de soluções aos mesmos
Objetivos Específicos:
• Compreender o conceito “desenvolvimento” a partir do debate teórico e da compreensão das implicações locais na região sul e baixo sul baianos.
• Possibilitar o contato com dos/as estudantes com diferentes visões sobre desenvolvimento;
• Aproximar os/as estudantes com grupos e comunidades que atuam na região sul e baixo sul baianos;
• Possibilitar o levantamento de frentes de atuação para a universidades e para os estudantes
Bibliografia Básica:
ARAÚJO, Tania Bacelar. “Nordeste: desenvolvimento e perspectiva” In: GUIMARÃES, P. F.; AGUIAR, R.A., et al (orgs). Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDES, 2014, p. 514 – 560. Disponível em: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/3013.
BAIARDI, Amílcar e TEIXEIRA, Francisco. O Desenvolvimento dos Territórios do Baixo Sul e do Litoral Sul da Bahia: a Rota da Sustentabilidade, Perspectivas e Vicissitudes. Instituto Arapyaú: Salvador, 2010.
CASTRO, Josué. “A descoberta da fome”. In FERNANDES, B. M. & GONÇALVES, C. A. P. (org.). Josué de Castro – Vida e Obra. São Paulo, Expressão Popular, p. 141-152
FLECK, Carolina F. A tríade ensino-pesquisa-extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 7, p. 250-278, 2011. Disponível em: www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/viewFile/518/265. Acesso: jan/2015 (trechos escolhidos pelo/a docente)
FURTADO, Celso. “A profecia do colapso” In: O Mito do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 7-14.
Fontes:
Plano de Ensino-Aprendizagem do Componente Curricular
Nenhum comentário:
Postar um comentário