RUSSEL, Bertrand. O Valor da Filosofia. Tradução: Jaimir Conte. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1ObjbcORE6HxRQnNNFeeWQvmIqHFzJl3K/view
O primeiro texto lido e discutido no Componente Curricular Bases Filosóficas e Epistemológicas das Humanidades foi o de Russel sobre o Valor da Filosofia no dia 07 de junho. A aula teve a discussão concentrada na importância da Filosofia para o conhecimento humano.
O texto aborda que valor da Filosofia está mais para os questionamentos do que para as respostas, diferente das outras ciências. À medida em que um conhecimento específico é criado, ele é alocado em outras ciências e deixa de ser objeto da filosofia.
A filosofia neste caso, embora seja “mãe” das outras ciências perde valor quando perde seu objeto de estudo. Ora, seu objeto de estudo é o desconhecido ou o pouco explicável, que quando estruturado, sistematizado ou explicado, passa a nomear (ou fazer parte de) outras ciências.
Outra ideia debatida como central do texto é a de que para o desenvolvimento do conhecimento puro, torna-se necessário o distanciamento da história particular daquele que se propõe a analisar ou estudar algo.
Assim, a capacidade de compreender e problematizar fenômenos o corresponde à principal competência da Filosofia, e deve estar desvinculada das crenças habituais e dos valores e preconceitos tradicionais enraizados na história particular de todo ser humano.
Esta discussão reflete também o debate que ocorre “Na Alegoria da Caverna”, onde as sombras são apresentadas como a realidade daqueles que estão presos ao muro no interior da caverna, o que serve como uma crítica ao nosso processo educativo, cultural, de desenvolvimento intelectual, social... O nosso mundo é um conjunto de sombras.
Ao longo da formação humana tomamos agregamos” verdades concretas”. É justamente o questionamento a estas questões ditas particulares de que se vale a Filosofia.
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