sábado, 29 de setembro de 2018

Reflexões Sobre o Filme "O Estudante"


O filme "O Estudante" está disponível na plataforma Youtube, para acessar o link, CLIQUE AQUI


O contexto em que acontece a história.
O filme narra a história de um senhor de 70 anos chamado '' Chano '', casado, com filhos e uma neta, muito apaixonado por Dom Quixote ele o tem como exemplo de vida, tinha um desejo de ingressar na universidade e cursar literatura.

Com o apoio da família ele vai atrás do seu sonho, mas muitos desafios são encontrados pelo caminho: a idade avançada, o confronto entre a sua realidade e às dos jovens estudantes que a princípio estranham a sua presença no ambiente escolar e o excluem dos seus círculos.

A realidade retratada não é comum, o espaço educacional escolhido determina o perfil e o papel das pessoas que nele estão. Quem está no ensino superior provavelmente o vê como um caminho para a estabilidade financeira, uma carreira, um futuro promissor em alguma área, aplicando em média 05 anos de sua vida em alcançar objetivos futuros, de longo prazo. Logo, um idoso não se enquadra convencionalmente como aluno em uma Universidade.

É a partir desse contexto que o roteiro se estabelece, entre o sonho de estudar um curso superior e o preconceito e não aceitação vividos pelo idoso, seja na universidade, seja dentro de casa.


Perfis de docentes que aparecem no filme.
O perfil de professor apresentado no filme é um tipo que preza a memorização e disciplina dos seus alunos pois ele cobra dos mesmos responsabilidade e busca dos conteúdos, mas não consegue incentivá-los e nem provocar o desejo de aprender. O que importa para ele é cumprir com seus horários, além de assumir uma postura antiética ao se envolver e engravidar uma aluna.

Há também uma professora tradicionalista, incapaz de perceber as necessidades dos discentes. O protagonista do filme é quem assume uma postura de educador, quando desperta nos colegas de classe o interesse pelos conteúdos e pelo amor pela vida.

O professor não é o mediador que se aproxima do aluno e considera a sua realidade no processo de ensino-aprendizagem. Ele ganha distancia no processo que por sua responsabilidade é apenas de ensino, já a aprendizagem segue apenas por conta do aluno e verificada na “prova”.


Práticas pedagógicas evidenciadas no filme em que é necessário planejamento e revisão das ações didáticas.
Em alguns momentos a sala de aula é retratada e as práticas pedagógicas parecem receber fortes tendências liberais. Num dado momento a prova escrita sem aviso prévio é aplicada como forma de castigo a toda turma, por conta de um aluno que acabou cochilando durante a aula.

Organização das carteiras enfileiradas sendo o ideal é que elas estejam organizadas de modo que facilite a visualização e a socialização de atividades;
As aulas são na maioria das vezes expositivas mais deveriam ser participativas;
Uso do quadro branco e pincel para o mesmo;
Rigor com horários;
Pontos positivos a destacar;
A partir do momento que o ''Estudante'' se relaciona, intimamente com os colegas, o espaço da biblioteca e o teatro passam a ser utilizados.


Outros aspectos didaticamente relevante.

Dayrell (1992) afirma que são as relações sociais que verdadeiramente educam. Para além do drama vivido entre a sua idade e o sonho de estar numa universidade, o protagonista vivencia diversas experiências: festa com os colegas jovens da universidade, morte de sua esposa, atuação do teatro, os contrastes entre seu estilo de vida e de seus colegas, a gravidez de uma das colegas de universidade, dentre outras.

Todas essas vivencias permeiam discussões sobre conformações sociais e traçam um percurso para as relações interpessoais que com certeza nos faz aprender, favorecem o desenvolvimento humano em conjunto com o outro e com o mundo.

O “Estudante” vivencia intercessões entre diversos espaços como sua família, a universidade, comunidade em que está inserido que acompanham diversos tipos de relações. Logo, diversos espaços e as relações provenientes deles são experimentadas, com diferenças significativas entre elas.

Chano contribuiu com a formação acadêmica e humana, ao incentivar a leitura e mostrar a importância do conhecimento adquirido por todo uma vida é tão importante quanto o conteúdo institucionalizado.

No momento em que ele se encontra desmotivado pela morte da sua esposa,seus colegas retribuem todo o carinho e atenção dedicados a eles. O filme realmente é uma lição de vida.

Outras Fontes:

DAYRELL, Juarez T. A Educação do aluno trabalhador: uma abordagem alternativa, Educação em Revista. B.H.(15):21-29. Jun 1992.





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