Componente Curricular: Bases Filosóficas e Epistemológicas da Humanidades
Docente: Marcio Augusto Vicente de Carvalho (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Apresentação, análise e discussão dos principais conceitos e doutrinas que moldaram a tradição filosófica e epistemológica das ciências humanas, numa perspectiva de diálogo crítico em que se cruzam influências e rompimentos.
Objetivos:
1- Oferecer uma introdução à filosofia a partir de algumas questões célebres da teoria do conhecimento;
2- Criar condições para que os estudantes consigam desenvolver reflexões críticas acerca do conhecimento e das formas de produção de conhecimento nas ciências, especialmente nas Ciências Humanas;
3- Apresentar as condições e os problemas epistemológicos que compõem a base conceitual das Ciências Humanas;
4- Apresentar um panorama histórico das teorias do conhecimento por meio de textos filosóficos clássicos.
Bibliografia Básica:
BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. Tradução e notas de José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Nova Cultural, 1999, pág.38-49. (Texto 4).
DESCARTES, René. Meditação Primeira e Meditação Segunda. Meditações Metafísicas. Guinsburg, J. e Prado Jr., B. (trad.). (Os Pensadores). Nova Cultural, São Paulo, 1987. (Texto 5)
GÓRGIAS. O Elogio de Helena. Sofistas, Testemunhos e Fragmentos. Tradução Ana Alexandre Alves de Sousa e Maria José Vaz Pinto. Lisboa: Ed. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005. (Texto 3).
FEYERABEND, PAUL. Como defender a sociedade contra a ciência. Contra o Método. 3ª edição. Rio de Janeiro: F. Alves, 1989. (Texto 11).
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. (L’Ordre du discours, Leçon inaugurale ao Collège de France prononcée le 2 décembre 1970, Éditions Gallimard, Paris, 1971.) São Paulo: Loyola, 1996. (Texto 10).
HUME, David. Seções 2,3 e 4. Investigações Sobre o Entendimento Humano. Investigação sobre o Entendimento Humano. Trad. Leonel Vallandro (Os Pensadores), 2ª ed., São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Texto 6).
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das Musas, 2008. (Texto 7).
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral (1873). Obras Incompletas. São Paulo: Editora Nova Cultura, 2000. (Texto 8).
PLATÃO. Livro VII. A República. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1999, pág.267-304. (Texto 2).
RUSSELL, Bertrand. O Valor da Filosofia. In: BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Porto Alegre: Artmed, 2010, pág.63-66. (Texto 1).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Primeira Parte (1-31). Investigações Filosóficas. (Os pensadores). Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1991, pág.27-39. (Texto 9).
Docente: Marcio Augusto Vicente de Carvalho (Lattes)
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Ementa:
Apresentação, análise e discussão dos principais conceitos e doutrinas que moldaram a tradição filosófica e epistemológica das ciências humanas, numa perspectiva de diálogo crítico em que se cruzam influências e rompimentos.
Objetivos:
1- Oferecer uma introdução à filosofia a partir de algumas questões célebres da teoria do conhecimento;
2- Criar condições para que os estudantes consigam desenvolver reflexões críticas acerca do conhecimento e das formas de produção de conhecimento nas ciências, especialmente nas Ciências Humanas;
3- Apresentar as condições e os problemas epistemológicos que compõem a base conceitual das Ciências Humanas;
4- Apresentar um panorama histórico das teorias do conhecimento por meio de textos filosóficos clássicos.
Bibliografia Básica:
BACON, Francis. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza. Tradução e notas de José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Nova Cultural, 1999, pág.38-49. (Texto 4).
DESCARTES, René. Meditação Primeira e Meditação Segunda. Meditações Metafísicas. Guinsburg, J. e Prado Jr., B. (trad.). (Os Pensadores). Nova Cultural, São Paulo, 1987. (Texto 5)
GÓRGIAS. O Elogio de Helena. Sofistas, Testemunhos e Fragmentos. Tradução Ana Alexandre Alves de Sousa e Maria José Vaz Pinto. Lisboa: Ed. Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005. (Texto 3).
FEYERABEND, PAUL. Como defender a sociedade contra a ciência. Contra o Método. 3ª edição. Rio de Janeiro: F. Alves, 1989. (Texto 11).
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. (L’Ordre du discours, Leçon inaugurale ao Collège de France prononcée le 2 décembre 1970, Éditions Gallimard, Paris, 1971.) São Paulo: Loyola, 1996. (Texto 10).
HUME, David. Seções 2,3 e 4. Investigações Sobre o Entendimento Humano. Investigação sobre o Entendimento Humano. Trad. Leonel Vallandro (Os Pensadores), 2ª ed., São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Texto 6).
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das Musas, 2008. (Texto 7).
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral (1873). Obras Incompletas. São Paulo: Editora Nova Cultura, 2000. (Texto 8).
PLATÃO. Livro VII. A República. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1999, pág.267-304. (Texto 2).
RUSSELL, Bertrand. O Valor da Filosofia. In: BONJOUR, Laurence; BAKER, Ann. Filosofia: textos fundamentais comentados. Porto Alegre: Artmed, 2010, pág.63-66. (Texto 1).
WITTGENSTEIN, Ludwig. Primeira Parte (1-31). Investigações Filosóficas. (Os pensadores). Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1991, pág.27-39. (Texto 9).
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