segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Che Guevara e a Educação



Qual a relação de Che Guevara com as Bases da Educação na América Latina?

Esse questionamento é o que nos leva a fazer algumas leituras na tentativa de compreender como a chamada "Pedagogia da Revolução" norteou políticas e parâmetros educacionais na América Latina.

A partir da Leitura em Streck (2010) e do Filme Diários de Motocicleta, faço algumas considerações sobre a vida e a contribuição de Che Guevara para a Educação.

O panorama social mundial na década de 60 foi marcado por amplas transformações, o crescimento e o novo caráter das emergências sociais foram verificados em diversos países e a influência da educação como um instrumento de combate às desigualdades sociais passou a configurar um espaço aquecido e promissor de reflexões, análises e intervenções.

Nesse contexto, a América Latina recebe influência de políticos, educadores, estudiosos, líderes de movimentos populares, etc. dentre eles Ernesto Guevara de La Serna que encabeça movimentos revolucionários em alguns países e se torna figura principal nas discussões sobre movimento e educação popular.

O texto de Streck (2010) sobre Che Guevara, relata sua biografia e atuação pedagógica de caráter popular e revolucionário. A sua Pedagogia, chamada “Pedagogia da Revolução” pretendia a erradicação do analfabetismo; incorporação da mulher em todos os aspectos da vida política e social; Estímulo para a formação de técnicos e do ensino em áreas tecnológicas; A conversão de alguns quartéis em escolas; E uma escola onde todos pudessem estudar, sem distinção de idades ou sexo.

A pedagogia de Che Guevara, tinha assumidamente um viés revolucionário, de luta para a garantia de direitos às camadas mais pobres da sociedade. O camponês, o negro, a mulher, o operário, eram atores considerados em seus discursos sobre à educação, desde os primeiros ciclos até o ensino superior. Além disso, acredito que discussões sobre o enfretamento da hegemonia Norte Americana e principalmente a hegemonia eurocêntrica em nossos sistemas de ensino, se aportam no pensamento de Che Guevara sobre a libertação de países da América Latina das fortes heranças do colonialismo europeu e o neocolonialismo norte americano.

Quero disponibilizar um fichamento sobre o texto de Streck (2010), sobre vida e contribuição de Che Guevara á Educação Latino Americana.

Para Acessar o Fichamento CLIQUE AQUI


O filme “Diários de Motocicleta” se casa com o texto que estudei, pois retrata uma parte importante da vida de Che Guevara, sua expedição feita em sua maior parte de motocicleta com o amigo Alberto Granado.

No filme, Che Guevara conhece realidades sociais, políticas e econômicas de países da América Latina, dentre elas, minas de cobre, povoados indígenas e leprosários no Peru. Penso que uma educação que se diz popular, deve se destinar a conhecer e traçar soluções às diferentes realidades para reparo dos danos sociais.

Na tentativa de tematizar minha visão sobre educação a partir de minhas experiencias e leituras me volto justamente para as emergências sociais em nosso país, que parecem afetar de modo singular as formas de utilização a serviços básicos comuns à sociedade, como acesso à educação, saúde, saneamento básico, assistência social, etc. A demanda social para fruição desses serviços passa a ser orientada segundo as políticas adotadas para esse fim bem como o conhecimento que a população tem sobre seus direitos.

A escola pública brasileira precisa constantemente atualizar conhecimentos mais sistematizados que traduzam, expliquem e permitam, uma compreensão das demandas sociais para atendê-las de forma a garantir a equidade social. A minha questão a partir dessa leitura é: Como a escola contemporânea se articula para o atendimento das demandas sociais?

Ao longo deste curso de licenciatura pensamentos como os de Anísio Teixeira e Paulo Freire ofereceram subsídios para entender o comportamento da escola e da sociedade na oferta de uma educação de qualidade a todos. Essa convergência da literatura estudada, junto com as questões sociológicas numa visão pedagógica, é capaz de sinalizar a educação como um mecanismo transformador e de reparo dos danos sociais, impulsionando e direcionando a formação de uma sociedade mais justa.

Para acessar o link do filme no youtube CLIQUE AQUI





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