sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A Interdisciplinaridade na Contemporaneidade: Qual Sentido? - Síntese Reflexiva

TAVARES, Dirce Encarnacion.  A Interdisciplinaridade na Contemporaneidade - Qual Sentido? In: FAZENDA, Ivani (org). O Que é interdisciplinaridade? São Paulo : Cortez, 2008.


O texto trata da necessidade de atuações interdisciplinares pelo professor - que devem se reconhecer como professor-pesquisador - no mundo contemporâneo, globalizado e complexo, partir do pensamento de Edgar Morin com o paradigma da complexidade e reforçado pela ideia de Cibercultura (Pierre Levy); Identidades Culturais na Pós Modernidade (Stuart Hall); Modernidade e Identidade (Anthony Giddens); e Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman).

A Interdisciplinaridade que estabelece o diálogo na heterogeneidade, é o caminho que garante a religação dos saberes no mundo globalizado, destituindo os atritos causados da relação (ou não relação) entre o saber fragmentado e a Realidades Muldimensionais.

A autora tece suas reflexões a partir da experiência, como educadora no ensino superior, ao analisar histórias de vida de alunos do curso de pedagogia com mais de sessenta anos, na tentativa de dar resposta a uma série de questionamentos sobre a relação desses idosos com os estudos, como eles se julgam, se compreendem e se revelam, seus sonhos e ideais, como enfrentam o novo e como atuam no mundo tecnológico e globalizado.

Interdisciplinaridade é atrelada à atitude do professor e que portanto traz heranças de sua história de vida, seu autoconhecimento e o seu compromisso com o saber. Estas atitudes estão imersas no “sentido do ser”, “sentido de pertencer” e, por fim, no “sentido do fazer”, o que faz com que o que mais importa no fazer cotidiano do trabalho do educador não seja o ensino, mas o ordenamento do ensino, na busca continua por conhecimento e autoconhecimento diante das suas contradições, exercitando o desapego à rotina dogmática, conservadora e prepotente, estando sempre aberto ao diálogo, criando perspectivas futuras, impulsionando projetos de vida, aprimorando em si e no seu aluno a capacidade de pensar sobre o contexto, no mundo moderno e complexo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário