O projeto de preservação da memória do Centro Educacional de Coaraci – CEC a partir de sua contribuição social e cultural para a comunidade no seu entorno, assim como para o município a que pertence, volta-se para o percurso histórico e social dessa escola elencando discussões sobre marcas de historicidades.
Os esforços para identificação e preservação da memória do Centro Educacional de Coaraci tem como estratégia o agrupamento das contribuições de diversos atores sobre a história local, a identificação de marcas de historicidades, articulação e mobilização da comunidade escolar, no planejamento e realização de atividades que oportunizem o acervo de registros históricos.
A história do Centro Educacional de Coaraci se repercute na vida de muitos coaracienses, o que o torna um espaço vivo que participa da experiência histórica de diferentes grupos sociais. Portanto, a proposta desse trabalho é o registro e a perpetuação do conhecimento sobre a história do Centro Educacional de Coaraci e consequentemente da comunidade no seu entorno.
A iniciativa pretende criar um espaço virtual de articulação, registro e mobilização, sabendo o quanto a tecnologia tem contribuído para a perpetuação do conhecimento e preservação histórica. Um blog foi o suporte tecnológico escolhido para o registro de todas as informações coletadas, visto que essa ferramenta garante a circulação de ideias e maior facilidade de acesso a informação com um baixo custo.
O blog se chama “História do Centro Educacional de Coaraci: Outros Olhares” e funcionará como espaço principal para o registro das atividades do projeto, visto que não há nenhum veículo com informações atualizadas sobre a Escola e sua história.
O conjunto das ações propostas se estrutura justamente a partir do levantamento de informações como fotografias antigas, experiências e relatos de moradores locais, professores, alunos antigos e atuais, bem como a contribuição de outros atores comprometidos com a promoção e preservação da história local. Desta maneira, o Projeto fortalece a compreensão de que a comunidade e a escola possuem uma relação de parceria.
No âmbito da participação da comunidade, os organizadores criarão uma rotina de visita aos moradores locais para coleta de informações (relatos, fotografias antigas...) afim de complementar o acervo no Blog.
A INTERVERNÇÃO ARTÍSTICA
Exposição no Auditório da Escola em 15/05
01 - O primeiro aspecto da história do CEC abordado, foi o motivo de sua criação. A ideia da criação de uma escola para os filhos e filhas das lavadeiras de roupa na periferia do município é com certeza um marco histórico e social muito significativo ao papel da Educação. Na entrada, uma bacia de roupas [mães] e livros [filhos] compõem o principal motivo para criação do Centro Educacional de Coaraci.
02 - História à mesa: álbuns de fotografias da escola abertos apresentam o percurso histórico da escola. A primeira atitude do público era sempre identificar pessoas conhecidas, amigos, parentes, nas fotografias dispostas.
03 - A Banda: Alguns instrumentos da Banda Marcial 12 de Dezembro foram expostos, com o brasão do antigo nome da escola, ao lado do mais recente. A Banda Marcial mais ovacionada da cidade mereceu destaque na exposição, a sua tradição, brilhantismo e evolução contribuem para a valorização da CEC.
04 - Amigos Para Sempre: Nomes do professores fundadores em pequenos banners foram pendurados. Muitos dos alunos novos nem sequer ouviram falar de muitos professores que ajudaram a escrever as primeiras páginas da história do Centro Educacional de Coaraci.
05 - Os Primeiros Formandos: A lista com os nomes dos alunos da primeira turma de formandos em Secretariado de 1980 foi digitada e colocada num espaço que simulasse as atuais ornamentação para eventos e formaturas.
06 - Relatos: Alguns trechos retirados das entrevistas com ex-alunos, funcionários e moradores da comunidade foram posicionados do espaço que leva às fotografias antigas da escola. Junto com esses relatos, pinturas realizadas pelos estudantes também foram expostas.
07 - Fotografias históricas encontradas durante a busca por documentos e informações foram expostas numa linha sequencial de segue desde a construção da escola até os marcos históricos atuais, reformas, inaugurações, desfiles cívicos, jogos estudantis... Neste mesmo espaço foram expostos os troféus conquistados pela escola nos campeonatos esportivos.
08 - Premiação: Durante a exposição foram premiadas as três fotos escolhidas pelo público, registradas pelos atuais alunos da escola no Concurso de Fotografias "Outros Olhares". Essa mescla de olhares e impressões sobre uma mesma história e um mesmo lugar, dão suporte à proposta principal do projeto.
Abaixo a Foto vencedora, da aluna Ericka Lima do 7º Ano A matutino, seguida de outras fotografias:
O BLOG
O blog conta com: Uma página inicial onde ficam todas as postagens feitas; Informações sobre a escola que tem uma ligação com o
CC Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Educação; A História organizada cronologicamente; Uma linha do tempo que perpassa pelas gestões municipais, da escola e seus principais acontecimentos; Homenagens a personalidades significativas a história local; Acervo Fotográfico e; Histórias e relatos de diversas pessoas sobre o CEC.
O projeto ganhou espaços e discussões para além do que foi planejado inicialmente. O significado do lugar fez com que o projeto ganhasse maior abrangência, e toda história da escola a partir de outros olhares ganhou riquezas de detalhes num contexto já especial pela proposta inicial de criação da escola, e o processo de desenvolvimento da comunidade.
O projeto considera importante a relação entre espaço e tempo para a escrita da história, a partir disso foi possível visualizar o percurso histórico e social do Centro Educacional de Coaraci, elencando discussões sobre comunidades e espacialidades.
A estratégia principal foi o agrupamento das contribuições de diversos atores num espaço virtual e acessível sobre a história local. Isso garante o reconhecimento a criação de um espaço virtual não só para registro, mas para articulação e mobilização para preservação da história da escola se configura uma ação democrática de participação da história, divulga a comunidade escolar, insere a escola num contexto tecnológico e mais dinâmico.
Todas as atividades em conjunto, promoveram o reconhecimento da escola como um espaço vivo que participa da experiência histórica de diferentes grupos sociais. Esse reconhecimento se deu, primordialmente com o levantamento de informações e documentos como fotografias antigas e atuais, experiências e relatos dos moradores locais, professores e alunos. A escola abraçou o projeto e incorporou às suas práticas pedagógicas, outra exposição será realizada para escola no final desse ano apresentando toda produção realizada a partir da primeira exposição. O que era a culminância da nossa intervenção foi o pontapé inicial para um trabalho continuado de resgate da memória e preservação da história do Centro Educacional de Coaraci.
Acesse: