Componente Curricular: Educação para as Diferenças
Docente: Ayalla Oliveira Silva (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa: O discurso da inclusão, da diversidade, da desigualdade e da diferença. Estudo do Bullyng como sintoma de um modelo de sociedade e educação. Análise das possibilidades de cada um num processo de integração e de complexidade tecer juntos. Diferentes metodologias de ensino articuladas e coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, sexual, étnicoracial, cultural e socioeconômicos presentes no cotidiano escolar. Observação e identificação de escolas das redes de ensino estadual e municipal e o desenvolvimento de projetos de ensino sobre a educação para as diferenças.
Objetivos Gerais:
Bibliografia Básica:
BALIEIRO, Fernando e SOUSA, Karina. “Um novo olhar sobre as diferenças no espaço escolar: contribuição da sociologia das diferenças na formação do professor”. In: BATISTA, E.; SILVA, S. Desafios e perspectivas das Ciências Humanas na atuação e na formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
SOUZA, Amaralina Miranda de, et all. Educação e Inclusão: Trabalhando com as diferenças em sala de aula. Universidade de Brasília, Centro de Formação Continuada de Professores, MECSEB, 2005.
VELHO, Gilberto (org.).Desvio e divergência: uma crítica da patologia social. 8.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003
Docente: Ayalla Oliveira Silva (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa: O discurso da inclusão, da diversidade, da desigualdade e da diferença. Estudo do Bullyng como sintoma de um modelo de sociedade e educação. Análise das possibilidades de cada um num processo de integração e de complexidade tecer juntos. Diferentes metodologias de ensino articuladas e coerentes com o respeito à diversidade física, ideológica, psíquica, sexual, étnicoracial, cultural e socioeconômicos presentes no cotidiano escolar. Observação e identificação de escolas das redes de ensino estadual e municipal e o desenvolvimento de projetos de ensino sobre a educação para as diferenças.
Objetivos Gerais:
Bibliografia Básica:
BALIEIRO, Fernando e SOUSA, Karina. “Um novo olhar sobre as diferenças no espaço escolar: contribuição da sociologia das diferenças na formação do professor”. In: BATISTA, E.; SILVA, S. Desafios e perspectivas das Ciências Humanas na atuação e na formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
SOUZA, Amaralina Miranda de, et all. Educação e Inclusão: Trabalhando com as diferenças em sala de aula. Universidade de Brasília, Centro de Formação Continuada de Professores, MECSEB, 2005.
VELHO, Gilberto (org.).Desvio e divergência: uma crítica da patologia social. 8.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário