Resumo
O presente trabalho registra algumas reflexões práticas e teóricas construídas no percurso do Componente Curricular “Violência e Subjetividade”, enquanto traz como pauta principal as diversas faces da violência relacionadas às identidades de gênero e sexuais dentro do espaço escolar. Para tanto, são consideradas aqui, contribuições teóricas de estudiosos e intelectuais contemplados durante o curso, além de leituras realizadas em outros componentes curriculares como “Educação, Gênero e Diversidade Sexual” para tratar primordialmente da homofobia como violência recorrente nas instituições escolares.
Palavras-Chave: Violência, Educação, Gênero, Diversidade Sexual.
1. Introdução
Estabelecer conexões com o que se entende sobre violência e as identidades de gênero e sexuais dentro do contexto escolar, é o que se pretende, tendo em vista o processo formativo da discente no Componente Curricular “Violência e Subjetividade”.
Dentro dessa proposta, apanham-se conceituações exploradas durante o curso trazidas à reflexão junto com a obra “Gênero, Sexualidade e Educação” de Guacira Lopes Louro, publicada na década de 90, que se mantém como importante aporte teórico às discussões sobre educação e diversidade sexual pelo seu teor crítico e sua contribuição social e política. (para acessar o texto completo, entre em contato com o autor do blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário