domingo, 16 de fevereiro de 2020

Questões Iniciais sobre Educação Inclusiva

a. Educação Especial e Educação Inclusiva são sinônimos? Há diferença? Qual?

Acredito que Educação Especial e Educação Inclusiva não sejam sinônimos, embora uma possa acontecer na perspectiva da outra. Entendo que a diferença principal entre as duas formas de educação seja o atendimento e não as suas bases (ou objetivos).

A Educação Especial, por usa vez, deveria, no meu entendimento, garantir o atendimento especializado ao aluno com deficiência, entendendo que ele tenha necessidades especiais de ensino e que por tanto, precise de uma educação específica e voltada primordialmente para suas necessidades.

A Educação Inclusiva, no meu entendimento, deveria atender a uma diversidade de públicos, garantido a interação entre o seu público comum e o público com necessidades especiais, fazendo com que os dois interajam num espaço acessível criando uma cultura de respeito às diferenças. Um tipo de educação, não anula o outro.
 


b. Qual o termo correto a ser utilizado:         * Pessoa especial         * Pessoa deficiente         * Pessoa com deficiência         * Pessoa com necessidades especiais


Sempre que leio algo sobre educação especial ou educação inclusiva, os termos que aparecem são sempre: pessoa com deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Acredito que estes dois termos estejam corretos.  



c. O que é acessibilidade? Quando sei que os lugares, as situações e as pessoas são acessíveis? quais são os tipos de acessibilidade que existem?

Garantir o acesso de pessoas com necessidades especiais a lugares, serviços, bens, etc. os lugares serão acessíveis se todas as pessoas, independentemente das  necessidades especiais das quais são portadoras, conseguem acessá-lo. Para que se perceba isso, torna-se necessário tomar a necessidade espacial como ponto de partida para analisar, compreender e construir as adaptações nas formas de acesso.

As barreiras às pessoas com deficiência podem ser urbanísticas, arquitetônicas, transportes, na comunicação e informação, atitudinais e tecnológicas. Assim toda acessibilidade deve contemplar a superação dessas barreiras.

De acordo com o Instituto de Inclusão do Brasil, a acessibilidade pode ser atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital.

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