sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CAMPOS (2019): Práticas Pedagógicas no Contexto das Metodologias Ativas para o Combate à Violência na Escola - ARTIGO

Resumo

O presente trabalho aborda a experiência teórica e prática do discente no Componente Curricular “Violência e Subjetividade”, além de tecer análises sobre o espaço escolar, apontando alternativas didático-pedagógicas no contexto das metodologias ativas para o combate à violência. O repertório teórico adquirido ao longo da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais, se configura aporte válido para as reflexões realizadas na tentativa de se perceber o papel do professor, o protagonismo estudantil e a importância das ações didático-pedagógicas no combate à violência em suas diversas faces.

Palavras-Chave: Metodologias Ativas, Violência na Escola, Protagonismo Estudantil.


1. Introdução

Para que se compreenda os tipos de violência e como eles se desdobram no contexto escolar, torna-se necessário adotar um conceito de violência que atenda às diversas tramas sociais, a complexidade da relação entre Estado e Sociedade, e como esta violência interfere na construção das subjetividades dos indivíduos. (Para acessar o texto completo, entre em contato com o autor do blog)






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