Componente Curricular: Aspectos do Desenvolvimento Humano
Docente: Maria Helena Machado Piza-Figueiredo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa: Panorama dos conhecimentos atuais sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Relação dos jovens com o contexto escolar. Aporte de correntes do pensamento sobre o desenvolvimento da criança e do jovem: psicanálise, cognitivismo, neurociências. Etapas propostas e hipóteses de explicação dos processos de desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança e adolescente entre 0 e 18 anos, em diferentes culturas: reconhecimento de si e do outro, auto-estima, identidade, amizades e sentimento de pertencimento
Objetivos Gerais:
Bibliografia Básica:
BRIL, Blandine; PARRAT-DAYAN, Silvia Materner. Du premier cri aux premiers pas. OdileJacob, 2008.
PATTO, Maria Helena S. Introdução à Psicologia Escolar. Itabatiba: Casa do Psicólogo. 4. ed. 2010
VYGOTSKII, Lev S.; LURIA, Alexander R. e LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. Ed. São Paulo: Ícone, 1988.
Docente: Maria Helena Machado Piza-Figueiredo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa: Panorama dos conhecimentos atuais sobre o desenvolvimento humano, em seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Relação dos jovens com o contexto escolar. Aporte de correntes do pensamento sobre o desenvolvimento da criança e do jovem: psicanálise, cognitivismo, neurociências. Etapas propostas e hipóteses de explicação dos processos de desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança e adolescente entre 0 e 18 anos, em diferentes culturas: reconhecimento de si e do outro, auto-estima, identidade, amizades e sentimento de pertencimento
Objetivos Gerais:
Bibliografia Básica:
BRIL, Blandine; PARRAT-DAYAN, Silvia Materner. Du premier cri aux premiers pas. OdileJacob, 2008.
PATTO, Maria Helena S. Introdução à Psicologia Escolar. Itabatiba: Casa do Psicólogo. 4. ed. 2010
VYGOTSKII, Lev S.; LURIA, Alexander R. e LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. Ed. São Paulo: Ícone, 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário