Resumo
O presente trabalho se destina a analisar a abordagem da questão religiosa no Brasil e seus diálogos com o turismo, buscando pontos convergentes de discussão entre as atividades turísticas e seu potencial econômico no contexto no mercado brasileiro de produções religiosas. Para tanto, uma pesquisa de campo de cunho qualitativo foi realizada a fim de compreender o perfil dos visitantes que frequentam, ou pretendem frequentar o município baiano de Bom Jesus da Lapa, que por seu apelo religioso, fomenta relações dinâmicas entre viajantes/visitantes, as experiências e o lugar visitado, entrecruzando religião e economia no âmbito da Sociedade do Consumo. O campo religioso brasileiro e as suas interfaces apresentam nítida e estreita relação com o capitalismo. Nesta senda, observa-se que, no meio de uma estrutura econômica pautada pelo consumo, nem mesmo as representações do sagrado, das tradições e das manifestações culturais ficam distantes da lógica de mercado. Estas demandas da experiência, da visita, da interação cultural, do registro, da memória, da devoção, fortalecem a constituição de um mercado de consumo especializado na oferta dos bens simbólicos de religião.
Palavras-chave: Turismo, Produções Religiosas, Religião e Consumo.
1. Introdução
No contexto da Sociedade do Consumo, as atividades turísticas ganham aspectos não só culturais, históricos, sociais, políticos, mas econômicos e mercadológicos. A lógica do consumo parece coadunar as mais diversas experiências e modalidades turísticas aos diversos tipos de mercado.
Nesses diálogos, o turismo religioso parece interagir de maneira dinâmica com o mercado brasileiro de produções religiosas, aqui entendido também como
“Mercado da Fé”, que de acordo com Campos (et al, 2018) agrega a religião, a produção religiosa e o consumo, sendo um dos mercados mais sólidos e crescentes no país, movimentando bilhões de reais anualmente... (Para acessar o texto completo entre em contato com o autor do blog)
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