quinta-feira, 11 de julho de 2019

Sobre Memória e Identidade


Sobre Memória e Identidade, quero compartilhar o vídeo "A Importância da Preservação de Museus e Patrimônio Cultural" do Canal da "Casa do Saber" no Youtube.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Educação Inclusiva: Questões Norteadoras



a. Educação Especial e Educação Inclusiva são sinônimos? Há diferença? Qual?

Acredito que Educação Especial e Educação Inclusiva não sejam sinônimos, embora uma possa acontecer na perspectiva da outra. Entendo que a diferença principal entre as duas formas de educação seja o atendimento e não as suas bases (ou objetivos).

A Educação Especial, por usa vez, deveria, no meu entendimento, garantir o atendimento especializado ao aluno com deficiência, entendendo que ele tenha necessidades especiais de ensino e que por tanto, precise de uma educação específica e voltada primordialmente para suas necessidades. A Educação Inclusiva, no meu entendimento, deveria atender a uma diversidade de públicos, garantido a interação entre o seu público comum e o público com necessidades especiais, fazendo com que os dois interajam num espaço acessível criando uma cultura de respeito às diferenças. Um tipo de educação, não anula o outro.


b. Qual o termo correto a ser utilizado:
* Pessoa especial
* Pessoa deficiente
* Pessoa com deficiência
* Pessoa com necessidades especiais


Sempre que leio algo sobre educação especial ou educação inclusiva, os termos que aparecem são sempre: pessoa com deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Acredito que estes dois termos estejam corretos.


c. O que é acessibilidade? Quando sei que os lugares, as situações e as pessoas são acessíveis? quais são os tipos de acessibilidade que existem?
Garantir o acesso de pessoas com necessidades especiais a lugares, serviços, bens, etc. os lugares serão acessíveis se todas as pessoas, independentemente das necessidades especiais das quais são portadoras, conseguem acessá-lo. Para que se perceba isso, torna-se necessário tomar a necessidade espacial como ponto de partida para analisar, compreender e construir as adaptações nas formas de acesso.

As barreiras às pessoas com deficiência podem ser urbanísticas, arquitetônicas, transportes, na comunicação e informação, atitudinais e tecnológicas. Assim toda acessibilidade deve contemplar a superação dessas barreiras.

De acordo com o Instituto de Inclusão do Brasil, a acessibilidade pode ser atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital.





Fundamentos da Pluralidade Imagética

Componente Curricular: Fundamentos da Pluralidade Imagética
Docente: Saulo Rondinelli Xavier da Silva (Lattes)

VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE



Ementa: Metodologias de análise (textuais e contextuais) dos diversos tipos de imagem; Utilização de obras artísticas e meios expressivos como instrumental para o processo de aprendizagem; Poéticas e meios técnicos. Imagem como registro, como narrativa e como expressão corporal: fotografia, cinema (ficção e documentário), animação, serialização televisiva, HQ.

Objetivos Gerais:


Bibliografia Básica:

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2004, 320 p.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015, 112p.

REIS, Daniel Aarão (org.). Vários autores. Versões e Ficções: o sequestro da história. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1997.

Pedagogias Ativas

Componente Curricular: Pedagogias Ativas
Docente: Rosemary Aparecida Santiago (Lattes)

VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE


Ementa: Estudo das concepções de pedagogia e de pedagogia ativa: história e produção do conhecimento. Modelos e modalidades de pedagogia ativa: Pedagogia de Projetos; Arco de Menguerez; Estudo de Caso; Estudo do Meio; Trabalho de Campo X Aula de Campo; Visita Técnica etc. Análise de propostas de intervenção e produção de intervenções: projetos, planos e ações, a partir da realidade local. Práticas de ensino com base na pedagogia ativa para a educação básica.

Objetivos Gerais:


Bibliografia Básica:

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.  


MORAN, J. M. MASETTO, M. T; BEHRENS, M A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.




Temas e Questões do Brasil Contemporâneo

Componente Curricular: Temas e Questões do Brasil Contemporâneo
Docente: Regina Soares de Oliveira (Lattes)

VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE


Ementa:
Problemas e desafios do Brasil contemporâneo no entrecruzamento de diferentes abordagens disciplinares. Vulnerabilidades socioambientais das cidades. Transformações econômicas, cidadanias, e acesso ao território. Novos processos e controvérsias em contextos híbridos de naturezas e sociedades.

Objetivos Gerais:


- Problematizar a forma como alguns mitos sobre a “brasilidade” foram construídos por intelectuais dentro e fora do Brasil e como se incorporaram ao imaginário e a cultura do povo brasileiro;
- Compreender as contradições entre esses mitos e as práticas cotidianas vigentes na atual sociedade brasileira;
- Entender algumas das atuais questões que envolvem o Brasil contemporâneo no campo político, social e cultural e como essas questões são podem ser pensadas e analisadas de forma dissociada.

- Compreender alguns dos dilemas brasileiros contemporâneos;
- Refletir sobre a constituição de um “projeto de nação” no Brasil e suas implicações na atualidade;
- Situar os dilemas da região Nordeste em relação ao Brasil;
- Analisar a relação do espaço urbano com as sociabilidades territoriais;
- Problematizar conceitos e teorias sobre o Brasil.

Bibliografia Básica:

MATTA, Roberto da. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1997

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília. O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SCHARWARCZ, LILIA M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. 2ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

Educação Inclusiva

Componente Curricular: Educação e Direitos Humanos
Docente: Maria Helena Machado Piza Figueiredo (Lattes)

VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE


Ementa:
Aspectos históricos e legais da Educação Especial: Quem são as pessoas com deficiência/necessidades especiais: Altas habilidades, deficiência (auditiva, visual, intelectual - síndrome de Down, física e múltipla), autismo, dislexia, TDAH; Modalidades de atendimento: suporte e recursos; Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual; Acessibilidade à escola, adaptações curriculares; Tecnologia Assistiva.

Objetivos Gerais:
- Desenvolver nos estudantes uma visão ampla sobre os conceitos da Educação Inclusiva/Educação Especial;
- Focar na identificação das potencialidades do educando com deficiência
- Nas escolhas das adaptações curriculares necessárias para suprir suas dificuldades acadêmicas
- Planejar, executar uma sondagem sobre Inclusão visando a identificação dos principais problemas no processo de inclusão escolar.

Bibliografia Básica:


MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11 n. 33 set./dez., p. 387- 405, 2006.