sexta-feira, 1 de março de 2019

O Cacau como Objeto Interdisciplinar de Estudo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o fruto do cacau e sua importância na formação da microrregião cacaueira do sul da Bahia como objeto interdisciplinar. Para tanto, o texto se guia pelas contribuições teóricas de Olga Pombo (2008), Augusta Alvarenga (2015), Hilton Japiassu (1976) e Moacir Gadotti (1999), além de tomar como base, a obra “A região cacaueira da Bahia – dos coronéis à vassoura-debruxa:  saga, percepção, representação” de Lourdes Bertol Rocha (2008), como plano de fundo para que se consiga uma proposta interdisciplinar de estudo a partir de diferentes áreas do conhecimento.

As áreas do conhecimento consideradas para esta proposta são: História, Geografia, Sociologia, Agronomia, Economia, Artes e Literatura.

Além das áreas do conhecimento supracitadas, o autor também considera uma conversa entre outros componentes curriculares estudados desde a Área Básica de Ingresso até o momento, no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, a saber: Arte, História e Historicidade nas Américas; Educação, Memória e Identidade; Língua Território e Sociedade; Universidade, Desenvolvimento Regional e Nacional; Arte, Comunidade e Espacialidades.

Acredita-se que este trabalho reforce análises e atuações interdisciplinares do autor como docente, que deve se reconhecer como professor-pesquisador no mundo contemporâneo, globalizado e complexo... (para ler o documento completo fale comigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário