Componente Curricular: Tempo e Sociedade
Docente: Regina Soares de Oliveira (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Os sentidos, explicações e ideias sobre o Tempo. As concepções sobre o tempo, suas marcas e sinais. As configurações e saberes sobre os tempos e as formas narrativas. As experiências do tempo, o presentismo e a invenção do novo.
Objetivos Gerais:
Reconhecer a história das ideias, explicações e representações sobre o tempo; as sequenciações temporais, os encadeamentos, as generalizações e os registros do tempo e da temporalidade e as principais formas de apropriação e uso do tempo em diferentes comunidades e a diversidade na compreensão do tempo contemporâneo.
Objetivos Específicos:
• Aprimorar as formas de leitura do texto nas Ciências Humanas e Sociais, privilegiando os aspectos históricos, filosóficos e sociológicos a respeito do tempo.
• Identificar conceitos e produzir interpretação própria sobre as leituras propostas.
• Compreender, em sua construção sociocultural, traços elementares das narrativas sobre o tempo.
• Sistematizar ideias, por meio de produções textuais e compartilhamento de interpretações.
• Perceber e relatar as diferenças e semelhanças vividas no mundo contemporâneo em relação ao tempo e a temporalidade.
• Valorizar e respeitas as diversidades socioculturais e históricas nas formas de apropriação do tempo e suas representações.
Bibliografia Básica:
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ROSSI, Paolo. Os sinais do tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Docente: Regina Soares de Oliveira (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Os sentidos, explicações e ideias sobre o Tempo. As concepções sobre o tempo, suas marcas e sinais. As configurações e saberes sobre os tempos e as formas narrativas. As experiências do tempo, o presentismo e a invenção do novo.
Objetivos Gerais:
Reconhecer a história das ideias, explicações e representações sobre o tempo; as sequenciações temporais, os encadeamentos, as generalizações e os registros do tempo e da temporalidade e as principais formas de apropriação e uso do tempo em diferentes comunidades e a diversidade na compreensão do tempo contemporâneo.
Objetivos Específicos:
• Aprimorar as formas de leitura do texto nas Ciências Humanas e Sociais, privilegiando os aspectos históricos, filosóficos e sociológicos a respeito do tempo.
• Identificar conceitos e produzir interpretação própria sobre as leituras propostas.
• Compreender, em sua construção sociocultural, traços elementares das narrativas sobre o tempo.
• Sistematizar ideias, por meio de produções textuais e compartilhamento de interpretações.
• Perceber e relatar as diferenças e semelhanças vividas no mundo contemporâneo em relação ao tempo e a temporalidade.
• Valorizar e respeitas as diversidades socioculturais e históricas nas formas de apropriação do tempo e suas representações.
Bibliografia Básica:
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ROSSI, Paolo. Os sinais do tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário