Componente Curricular: Laboratório Interdisciplinar e Intercultural: Ambientes e Cenários para Práticas Didáticas: Análise de Material Didático
Docente: Fabiana de Lima Peixoto (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Análise de diferentes materiais didáticos (livro, apostilas de sistemas de ensino, caderno do professor e do aluno etc.). Compreensão do papel e finalidades dos materiais didáticos; da sua ideologia; da construção de mitos e heróis. Produção de materiais didáticos destinados à educação básica.
Objetivos Gerais:
Explorar aspectos teórico-prático da produção e finalidade dos diferentes tipos de material didático.
Bibliografia Básica:
BEZERRA, Holien. “O processo de avaliação de livros didáticos – história”. História: Fronteiras. XX Simpósio Nacional da ANPUH. Florianópolis: Humanitas, 1999. (texto I)
FONSECA, T. N. L. O livro didático de história: lugar de memória e formador de identidades. XX Simpósio Nacional da ANPUH. Florianópolis: Humanitas, 1999.
HAMMERSCHMITT, Ida. As relações que estabelecem aluno e professor com o livro didático. XXIV Simpósio Nacional da ANPUH. São Leopoldo, 2007.
BALIEIRO, Fernando e SOUSA, Karina. “Um novo olhar sobre as diferenças no espaço escolar: contribuição da sociologia das diferenças na formação do professor”. In: BATISTA, E.; SILVA, S. Desafios e perspectivas das Ciências Humanas na atuação e na formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
Docente: Fabiana de Lima Peixoto (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Análise de diferentes materiais didáticos (livro, apostilas de sistemas de ensino, caderno do professor e do aluno etc.). Compreensão do papel e finalidades dos materiais didáticos; da sua ideologia; da construção de mitos e heróis. Produção de materiais didáticos destinados à educação básica.
Objetivos Gerais:
Explorar aspectos teórico-prático da produção e finalidade dos diferentes tipos de material didático.
Bibliografia Básica:
BEZERRA, Holien. “O processo de avaliação de livros didáticos – história”. História: Fronteiras. XX Simpósio Nacional da ANPUH. Florianópolis: Humanitas, 1999. (texto I)
FONSECA, T. N. L. O livro didático de história: lugar de memória e formador de identidades. XX Simpósio Nacional da ANPUH. Florianópolis: Humanitas, 1999.
HAMMERSCHMITT, Ida. As relações que estabelecem aluno e professor com o livro didático. XXIV Simpósio Nacional da ANPUH. São Leopoldo, 2007.
BALIEIRO, Fernando e SOUSA, Karina. “Um novo olhar sobre as diferenças no espaço escolar: contribuição da sociologia das diferenças na formação do professor”. In: BATISTA, E.; SILVA, S. Desafios e perspectivas das Ciências Humanas na atuação e na formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário