Componente Curricular: Educação e Direitos Humanos
Docente: Maria Helena Machado Piza Figueiredo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Aspectos históricos e legais da Educação Especial: Quem são as pessoas com deficiência/necessidades especiais: Altas habilidades, deficiência (auditiva, visual, intelectual - síndrome de Down, física e múltipla), autismo, dislexia, TDAH; Modalidades de atendimento: suporte e recursos; Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual; Acessibilidade à escola, adaptações curriculares; Tecnologia Assistiva.
Objetivos Gerais:
- Desenvolver nos estudantes uma visão ampla sobre os conceitos da Educação Inclusiva/Educação Especial;
- Focar na identificação das potencialidades do educando com deficiência
- Nas escolhas das adaptações curriculares necessárias para suprir suas dificuldades acadêmicas
- Planejar, executar uma sondagem sobre Inclusão visando a identificação dos principais problemas no processo de inclusão escolar.
Bibliografia Básica:
MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11 n. 33 set./dez., p. 387- 405, 2006.
Docente: Maria Helena Machado Piza Figueiredo (Lattes)
VER TODAS AS POSTAGENS DESTE COMPONENTE
Ementa:
Aspectos históricos e legais da Educação Especial: Quem são as pessoas com deficiência/necessidades especiais: Altas habilidades, deficiência (auditiva, visual, intelectual - síndrome de Down, física e múltipla), autismo, dislexia, TDAH; Modalidades de atendimento: suporte e recursos; Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual; Acessibilidade à escola, adaptações curriculares; Tecnologia Assistiva.
Objetivos Gerais:
- Desenvolver nos estudantes uma visão ampla sobre os conceitos da Educação Inclusiva/Educação Especial;
- Focar na identificação das potencialidades do educando com deficiência
- Nas escolhas das adaptações curriculares necessárias para suprir suas dificuldades acadêmicas
- Planejar, executar uma sondagem sobre Inclusão visando a identificação dos principais problemas no processo de inclusão escolar.
Bibliografia Básica:
MENDES, Enicéia G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11 n. 33 set./dez., p. 387- 405, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário